Na última quinta-feira (19/01), a presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação (CMC) da OAB Ceará, Adhara Camilo, e a presidente da Comissão de Educação e Cidadania (CEC), Sônia Cavalcante, estiveram reunidas, na sede da seccional, juntamente com as técnicas da célula de mediação da Secretaria de Educação do município de Fortaleza (SME), professoras Joelma Gomes e Meireluci Rocha, para tratar do apoio e parceria institucional da OAB Ceará com o Projeto Embaixadores da Paz. Nesse intuito, o auditório da Ordem cearense será palco para a realização do 2º módulo do Curso de Formação Básica para Embaixadores da Paz, previsto para ocorrer durante as manhãs dos dias 23, 24 e 25 de janeiro.

O referido projeto faz parte de uma iniciativa do Programa de Promoção da Cultura de Paz no Ambiente Escolar (ProPAZ), que consiste na realização de diversas ações a fim de estimular, fortalecer e consolidar práticas educacionais que possibilitem a existência de um clima escolar positivo. Assim, durante a reunião, ficou decidido que os 287 voluntários, já previamente selecionados para atuarem como agentes promotores da Cultura de Paz nas escolas municipais de Fortaleza, participarão de um curso sobre mediação escolar, no auditório da OAB Ceará, onde aprenderão noções básicas sobre três dos principais fundamentos teóricos da Mediação Escolar: a Comunicação Não Violenta (CNV), a Mediação de Conflitos e a Justiça Restaurativa.

A cooperação com a SME faz parte do conjunto de ações sociais da OAB Ceará, que, segundo a presidente da Comissão de Mediação, Adhara Camilo, “se interessa por questões que envolvem o bem-estar coletivo. Por isso, em nome da nossa comissão afirmo que acreditamos que para que possa ocorrer, de fato, uma pacificação social e realmente ser implementada uma cultura de paz em nosso estado, precisamos estar em todos os ramos da sociedade, principalmente no ramo educacional, que é onde tudo acontece”, afirmou.

Já a presidente da Comissão de Educação e Cidadania considera assertivo receber na sede da Ordem cearense esses 287 jovens voluntários para estarem se capacitando e se tornarem um braço social da sua unidade escolar atuando na prevenção e resolução de conflitos. “Acredito ser um projeto promissor voltado para a conscientização dos alunos dentro e no entorno das escolas, através do diálogo, contribuindo assim para a construção da cultura de paz.”, pontuou Sônia.

SOBRE

Com o objetivo de viabilizar a política de implantação da Mediação Escolar nas unidades escolares, através da seleção e capacitação de voluntários, os Embaixadores da Paz terão como atividades: promover de Cultura de Paz, conforme as diretrizes e orientações pedagógicas determinadas pela Célula de Mediação Social e Cultura de Paz; auxiliar a direção da escola na resolução de eventuais conflitos escolares; constituir e capacitar equipe de Mediação Escolar, formada pelos segmentos da escola; fomentar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o estudo da Comunicação Não Violenta (CNV), os Processos Circulares como estratégias de prevenção à violência e de promoção da Cultura de Paz no ambiente escolar; participar de formações; entre outras.