MARCOS HELENO MOURA
Rua dos Amigos, 100 – Apto. 303 – Bloco: A 2 – Água Fria – CEP. 60.822-168 –
Fortaleza – Ceará – WhatsApp: (85) 98795-6154
[email protected]
OBJETIVO: Atuar como advogado ou assistente jurídico, preferencialmente nas atividades relacionadas ao direito tributário, empresarial, trabalhista e imobiliário, embora não haja óbices em patrocinar demandas inerentes aos demais ramos do direito.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Pós-Graduado em Direito Empresarial – Universidade de Fortaleza – UNIFOR – 2014/2015.
Graduado em Ciências Jurídicas – Direito – Universidade de Fortaleza – UNIFOR – 2014.1.
Graduação em Ciências Contábeis – Universidade Christus – UNICHRISTUS – até o 5º semestre – 2005.
Técnico em Transações Imobiliárias – TTI (Corretor de Imóveis) – CETREDE – Centro de Treinamento e Desenvolvimento – 1993.
Técnico em Contabilidade – Colégio Rui Barbosa – 1977.
EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA SAÚDE – RN: Secretaria de Finanças, Tributação e Patrimônio – Fiscal de Tributos – 06/06/2022 – Pedido de exoneração: 16/12/2022.

MAHEMO – CONTABILIDADE & ASSESSORIA: Responsável Técnico – 03/1990 – Atual – Escritório Individual, com sede em Fortaleza/Ceará, tendo como atividade principal: Assessoria Contábil e Fiscal; Elaborações de Demonstrações Contábeis; Elaboração de planejamento tributário das entidades, independente do regime de tributação; Acompanhamento de ações fiscais em todas as esferas, bem como a interposição de recursos administrativos ou judiciais, no caso de lavratura de autos de infração.
GURGEL INDÚSTRIA DE MALHAS LTDA. Empresa com atividades na indústria têxtil, sediada na Cidade de Eusébio/Ceará. Contador; Assessor de diretoria e assistente jurídico. 2000 – 2018. Atividades jurídicas: Assessoria consultiva e preventiva, nas áreas: Empresarial; Tributária e Trabalhista. Análise prévia de contratos empresariais. Participação ativa nas reuniões de diretoria para tomada de decisões de gestão, nos âmbitos: Administrativo; Jurídico e demais assuntos societários, com o objetivo de evitar possíveis demandas judiciais em face da entidade empresarial.
IRMAQ – IRRIGAÇÃO MÁQUINAS E MOTORES LTDA. Grupo empresarial com atividades na fabricação e comercialização de máquinas e implementos agrícolas, com estabelecimentos nos Estados do: Ceará, Piauí e Maranhão. Gerente contábil e assessor de diretoria – 09/1979 – 01/1984. Diretor Administrativo/Financeiro – 02/1984 – 02/1990.
CURSOS COMPLEMENTARES:
Seminário de Direito do Trabalho – Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará – 30/11/2019 – Carga Horária: 10 horas.
I Simpósio da Associação da Nova Advocacia – Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará – 14/11/2019 – Carga Horária: 2 horas.
I Workshop de Direito Desportivo – Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará – 14/11/2019 – Carga Horária: 4 Horas.
Fórum Nacional de Educação Jurídica – Região Nordeste – Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará – 08/11/2019.
Palestra: Compliance Trabalhista: Uma visão estratégica do departamento pessoal – Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – 22/07/2019 – duração: 8 horas.
III Fórum de Gestão Tributária – Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – 03/07/2019 – duração: 7 horas.
I Congresso Cearense de Direito do Consumidor – Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará – 27 e 28/09/2018.
I Seminário Internacional sobre Conciliação, Mediação e Arbitragem – Núcleo Seccional no Ceará – Escola de Magistratura Federal do TRF da 5ª Região. 8 e 9/10/2015 – horas/aula: 15 (quinze).
ONLINE Direito Tributário – Complexo de Ensino Renato Saraiva – CERS – 29/07/2015 a 13/09/2015 – horas/aula: 98 (noventa e oito).
Curso sobre resolução extrajudicial de disputas – Núcleo de Mediação e Conciliação – Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza – UNIFOR – 2013.2 – horas/aulas: 40 (quarenta) horas/aula.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Tendo em vista as experiências profissionais elencadas acima, estarei disposto a exercer quaisquer funções inerentes às seguintes áreas de atuação: jurídica, contábil, administrativa ou financeira, que se encontrem em disponibilidade ou que surjam oportunamente.
Com efeito, acredito possuir um perfil profissional e acadêmico para integrar o quadro de colaboradores desse conceituado grupo empresarial, com aptidões para contribuir no efetivo controle corporativo de modo holístico, de forma proativa para o seu desenvolvimento econômico-financeiro, de acordo com os seus objetivos empresariais e estrutura organizacional.