A interiorização é fundamental para que advogados(as) das mais diversas localidades possam exercer sua profissão de forma mais igualitária. Esta foi uma das prioridades da OAB Nacional que, no ano de 2022, através do presidente Beto Simonetti, criou medidas como o Plano Nacional de Interiorização e a Coordenação Nacional de Interiorização da Advocacia, trazendo um apoio maior às ações promovidas pelas seccionais, sendo um destaque entre elas, a OAB Ceará.

Baseado em dados levantados em conjunto às regionais, o Plano promoveu uma maior comunicação entre as seccionais, resultando em compras de equipamentos, inaugurações, cursos gratuitos, seminários e diversas outras ações em todo o Brasil.

Para Beto Simonetti, a interiorização é uma forma de reparação histórica e promoção da igualdade. “Não há e não pode haver advogado de primeira ou de segunda classe. Todos somos iguais e temos exatamente os mesmos direitos e prerrogativas. O Plano de Interiorização visa resgatar essa dívida que temos com os colegas do interior do Brasil, implementando a estrutura física e tecnológica mínima para que o profissional consiga trabalhar”, afirmou o presidente da OAB.

Ao longo do ano que se encerrou, a seccional cearense realizou diversas obras, eventos e cursos de capacitação no interior do estado. Entre elas, estão o lançamento da pedra fundamental para a construção do edifício-sede da subseção Litoral Oeste e Vale do Salgado, a realização do 2º Workshop de Interiorização Jurídica do Ceará, promovido gratuitamente pela Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e a inauguração de salas de apoio à advocacia em diversas Comarcas.

Erinaldo Dantas, presidente da OAB-CE e Coordenador do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB Nacional, considera a inclusão do interior vital para a conquista da Justiça e da Democracia no estado. “Há uma realidade nossa diferente do que acontece no resto do país, uma realidade do Nordeste. É a falta de desenvolvimento e investimento do interior. A interiorização ajuda a reduzir essa disparidade e, por isso, é uma forte ação da nossa gestão de minimizar essas diferenças e ofertar mais serviços e benefícios aos nossos advogados e advogadas. Nossas 17 subsecções estão alinhadas em prol de melhorias e é assim que vamos continuar seguindo”, relatou.

Com a chegada do novo ano, as ações devem ampliar. O Coordenador do colégio de presidentes de subsecções da OAB-CE e presidente da OAB Subsecção Juazeiro do Norte, Francivaldo (Vavá) Lemos, revelou que as expectativas para 2023 são altas, com projetos em andamento que envolvem qualificação e investimento em estruturação. “No cenário regional, os avanços também persistem. Ainda neste mês de janeiro, as Subsecções de Juazeiro do Norte e Vale do Jaguaribe, no Ceará, irão inaugurar novas salas nos respectivos Fóruns das regiões. Os espaços servirão de apoio aos advogados e advogadas, totalmente equipados com computadores, impressoras, scanners, ar-condicionados, dentre outros equipamentos”, comentou.

O Coordenador do colégio de presidentes de subsecções da OAB-CE ainda reforçou o orgulho que sentiu com os resultados obtidos. “Estou muito feliz. Promovemos a defesa intransigente das nossas prerrogativas, somos referência na capacitação da advocacia em todo o estado e também no país, na quantidade e sobretudo na qualidade dos eventos, bem como na reestruturação dos nossos equipamentos, dentre elas, as novas salas de Aurora e Caririaçu, que beneficiam a advocacia, sobretudo os jovens advogados”, disse Vavá Lemos.

Atualmente, a OAB-CE conta com 17 subsecções, distribuídas em regiões estratégicas do estado e ouvidas em situação de igualdade no colégio de presidentes. Tenha acesso a notícias específicas de cada subsecção clicando aqui.

O coordenador nacional de interiorização da advocacia da OAB Nacional, João de Deus Filho, destacou o alinhamento das ações e a importante missão de acompanhar, por todo o Brasil, as inaugurações das salas e principais eventos realizados nas Subsecções da Ordem. “Estamos preparando um grande planejamento de visitas e investimentos ao interior. Nossa máxima é ser menos Brasília e mais Brasil e é assim que vamos seguir nesta gestão. Algumas de nossas ações para o início do ano serão as inaugurações das sedes de duas subseções: de Sinop (MT); de Iúna (ES); bem como a realização do seminário de Interiorização Jurídica da Escola Superior de Advocacia Nacional, que ocorrerá em Santarém (PA), inicialmente entre e as Caravanas da Advocacia. Sobre o reforço em estruturas locais, o Conselho Federal da OAB autorizou a compra de equipamentos de informática, com previsão de entrega a partir de fevereiro de 2023, priorizando o Plano Nacional de Interiorização da Advocacia”, detalhou.