No dia 7 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional da Internet Segura. A data foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar as organizações e usuários da rede em relação ao uso livre e seguro da internet. Atualmente, existem algumas medidas técnicas e administrativas que podem e devem ser adotadas para garantir a segurança da informação e a proteção de dados, evitando que ocorram incidentes que podem gerar graves prejuízos financeiros e riscos comerciais.

O integrante da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da OAB-CE, Alex Renan Galvão, dá dicas de como se proteger de uma fraude desenvolvida recentemente. O advogado explica que com as facilidades do pagamento por aproximação, é comum o uso dessa opção para economizar tempo na correria do dia a dia.  “Criminosos entram em contato com lojistas, alegando ser necessário fazer uma manutenção ou atualização nos computadores vinculados às maquininhas de cartão de crédito. Assim, eles repassam um link que contém um malware para infectar as máquinas do lojista”, pontua.

O especialista também comenta, que esse software malicioso rejeita o pagamento por aproximação e faz surgir uma mensagem na tela da maquininha, como: erro de aproximação ou insira o cartão. Caso a operação seja finalizada e o cliente coloque o cartão, a máquina obterá todos os dados e será repassado ao grupo criminoso. “Se alguém entrar em contato para fazer manutenção ou atualização em algum dispositivo do seu estabelecimento, entre em contato com as empresas das maquininhas para se certificar”, disse Galvão.

Medidas simples para evitar fraudes

Desconfie
Caso o pagamento por aproximação seja rejeitado, peça para utilizar outra máquina; não esqueça de checar o comprovante ao finalizar a compra. Se não for possível, efetue o pagamento em espécie ou via PIX. É melhor não arriscar, assim, você evita dor de cabeça.

Compartilhe a informação

O compartilhamento de informações confiáveis ajuda a tornar a internet um lugar mais seguro.

Foi vítima?
Procure o seu advogado para tomar as providências cabíveis; entre em contato com a sua instituição financeira para contestar compras fraudulentas; registre a ocorrência em uma delegacia de polícia.