A Comissão da Mulher Advogada (CMA) e a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) promoveram, nos dias 15 e 16 de março, o curso de capacitação para enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa foi idealizada pela Escola Brasileira de Direitos das Mulheres e o Ministério Público do Rio Grande do Sul. O evento presencial possibilitou desconto na anuidade da OAB-CE

Com objetivo de capacitar e qualificar o atendimento prestado pela rede às vítimas de violência doméstica e família, ao longo dos dois dias, o curso colocou em pauta temas como violência de gênero, atendimento inicial à vítima, medidas protetivas de emergência, atuação da patrulha Maria da Penha, entre outros.

Além de trazer todo o aparato legal e procedimental para o atendimento das mulheres vítimas de violência pela rede de proteção, desde as conceituações de violências, fatores de risco, passando pelo atendimento até chegar no julgamento sob a perspectiva de gênero.

A vice-presidente da OAB-CE e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Christiane Leitão, durante a abertura do curso, destacou que é uma oportunidade para renovar os conhecimentos. “O mês da mulher, por meio da Comissão da Mulher Advogada, estamos realizando diversas ações para combater violência contra mulher. Esse espaço de sala de aula é importante para tratar sobre o tema e ajudar para alterar esse cenário de hostilidade e agressões”, disse a diretora da Ordem.

O curso contou com a palestra presencial da coordenadora da da Casa da Mulher Brasileira do Ceará e das Casas da Mulher Cearense, Daciane Barreto, da coordenadora acadêmica da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Olga Loiola, e da presidente da Comissão da Igualdade Racial e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Raquel Andrade.  Além das palestra virtuais das promotoras de Justiça do Rio Grande do Sul, Martha Silvia Beltrame, e Ivana Machado; da advogada e membro da Escola Brasileira de Direitos das Mulheres (EBDM), Gabriela Sousa; delegada de Polícia do Rio Grande do Sul, Cristian Pires, e da Psicóloga do Tribunal do Justiça do Rio Grande do Sul.