Como parte das comemorações de 90 anos da OAB-CE, na tarde da última quinta-feira (30/03), o presidente da instituição, Erinaldo Dantas, conduziu, ao lado do presidente da OAB Nacional, Betto Simonetti, solenidade de denominação do prédio sede da Ordem, que passa a ser Luís Cruz de Vasconcelos. A escolha é uma homenagem ao ex-presidente da OAB-CE, que presidiu a Ordem nos anos 1977-1985. Na ocasião, foi descerrada, no térreo, uma placa em louvor ao seu influente trabalho.

Erinaldo Dantas, discursou sobre a decisão. “É de fato um momento muito importante para nós. Exatamente neste dia 30/03, a OAB-CE completa 90 anos. Nesta mesma data, houve a primeira Assembleia Geral, onde foi escolhida a primeira diretoria. Escolhemos esse momento, com a presença do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti para celebrar essa sede maravilhosa, que foi idealizada e inaugurada na gestão do ex-presidente Valdetário Monteiro. Iniciando minha jornada na OAB, quando fui presidente da Comissão de Direito Tributário, lançamos um livro e para a minha surpresa, aparece o professor Luís Cruz. Nós precisamos honrar aqueles que vieram antes da gente, por isso a escolha do seu nome para nossa sede”, afirmou o presidente da OAB Ceará.

O presidente da OAB Nacional Beto Simonetti, comentou sobre a satisfação em estar em terras cearenses e alegou que a visita faz parte do programa de interiorização de sua gestão. “Estou aqui ao lado de amigos e irmãos que a vida e a Ordem dos Advogados do Brasil me proporcionou, além de levar a atenção do Conselho Federal a todas as subsecções do Brasil. Estamos vivendo um momento imprescindível para a história da advocacia brasileira, devemos esta solenidade àqueles que vieram antes de nós, para que pudéssemos estar reunidos na da casa que representa a maior entidade da sociedade civil brasileira”, concluiu.

Simonetti enalteceu a instituição e destacou o seu crescimento ao longo dos anos. “A OAB resistiu ao lado de homens e mulheres valorosos. Tenho dito que não estamos escrevendo juntos a história da Ordem, nós estamos fazendo a história para que alguém no futuro possa escrever sobre nós. Portanto, viva a memória de Luís de Vasconcelos, viva a OAB Ceará, viva a advocacia brasileira!”, comemorou.

O neto do homenageado, Enéas Romero, agradeceu à seccional pela homenagem ao avô. “Meu avô foi um homem destacado à sua época, três vezes presidente da OAB Ceará, e ajudou a construir a estrutura que hoje existe na seccional, no caso, sua primeira sede. Ele ajudou também no fortalecimento da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), além de ter sido secretário de justiça entre outros importantes cargos. Em nome de nossa família, agradeço pela homenagem que faz jus à gestão enquanto ele esteve à frente e dos valores que a Ordem dos Advogados do Brasil representa de ética, trabalho, estudo, competência e essa é uma justa homenagem”, disse.

Participaram da solenidade: Erinaldo Dantas, presidente da OAB-CE; Beto Simonetti, presidente da OAB Nacional; Christiane Leitão, vice-presidente da OAB-CE; David Peixoto, secretário-geral da OAB-CE; Waldir Xavier, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE); Valdetário Monteiro, ex-presidente da OAB Ceará nas gestões 2010-2012 e 2013-2015; Hélio Leitão, conselheiro federal e ex-presidente da OAB-CE nas gestões 2004-2006 e 2007-2009; Paulo Quezado, ex-presidente da OAB-CE nas gestões 1998-2000 e 2001-2003; Rafael Ponte, secretário-geral adjunto e corregedor da OAB-CE; Thiago Morais, tesoureiro adjunto da OAB-CE; Niefson Bruno, presidente da OAB Subsecção Itapipoca; Francivaldo (Vavá Lemos), presidente da OAB Subsecção Juazeiro do Norte, Aderson Feitosa, presidente da OAB Subsecção Crato; Ézio Guimarães, presidente da OAB Subsecção Sobral, Ronisa Freitas, presidente da OAB Subsecção Inhamuns; Helter Cardoso, presidente da OAB Subsecção Ibiapaba; Kleber Colares, presidente da OAB Subsecção Vale do Salgado; Cleto Gomes, presidente do Tribunal de Defesa de Prerrogativas da OAB-CE; Raphael Castelo Branco, coordenador-geral adjunto da OAB-CE e diretor tesoureiro da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE); Francisca Castelo Branco (Chiquinha), vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), entre outros conselheiros estaduais e presidentes de Comissões.

QUEM FOI LUÍS CRUZ DE VASCONCELOS

O professor Luís Cruz de Vasconcelos foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará, no período de 10 de novembro de 1977 a 31 de dezembro de 1985. Foi advogado, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), autor de diversas obras, e, além de presidente da seccional cearense, foi também presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-CE e hoje, é um membro honorário vitalício da instituição.

Uma das maiores realizações do ex-presidente foi a construção da primeira sede própria da OAB. Preocupado com o futuro da entidade, ele deflagrou grande movimento pela arrecadação de fundos e, em 1979, a OAB conseguiu comprar, na Avenida Pontes Vieira, 2666, o terreno para a construção da sede. Foi por meio da chamada “economia de guerra”, implantada por ele, que foi possível a instalação do prédio, inaugurado em 11 de agosto de 1984, Dia do Advogado.

Também sob o seu mandato, a OAB Ceará foi a precursora da bandeira da Ordem dos Advogados. Em agosto de 1984, após pleito do então presidente Luís Cruz de Vasconcelos, a bandeira da OAB teve o seu protótipo aprovado pelo Conselho Seccional e foi ofertada para utilização pelo Conselho Federal, onde ficou instituída oficialmente a bandeira da OAB.