Aconteceu, na manhã desta quinta-feira (27) o I Colégio de Tesoureiros de Subsecções da gestão 2022-2024 da OAB Ceará. Na ocasião, houve a prestação de contas da seccional e das subsecções. Também foram discutidas formas de investimento e valorização do exercício profissional dos advogados de todo o estado, com a presença de representantes do interior e do auditor do Conselho Federal da Ordem.

O presidente da OAB-CE Erinaldo Dantas elogiou o trabalho da seccional, explicando que o foco é na otimização de gastos para que os benefícios da advocacia sigam garantidos. “Nessa gestão a anuidade não terá reajuste, seguirá a mesma. Porém, para manter essa medida, muitos esforços precisam ser feitos. E estamos fazendo. Tudo de forma impessoal e sem interferência política”, disse.

A diretora tesoureira da OAB-CE, Camila Fernandes, norteou o encontro. Segundo ela, um dos principais investimentos da OAB é em integração e tecnologia para o interior. “O advogado vai sentir lá na ponta quando a gente fizer todo o processo de sistema para melhorar o atendimento. Antes, por exemplo, para emitir um boleto ele sentia muitas dificuldades. Mandava e-mail e esperava. Com a integração do sistema, ele passará a ter acesso de imediato, vai estar tudo integrado”, explicou.

A advogada ainda reforçou que o intuito das ações da tesouraria é melhorar a condição de trabalho dos profissionais. “Tudo isso é investimento em tecnologia e gestão. Todo investimento que estamos fazendo, e não é um investimento baixo, é visando a melhoria para o advogado e a advogada”, alegou.

O secretário-geral adjunto da Ordem, Rafael Ponte, engajado nas causas da advocacia interiorana, celebrou o momento, por proporcionar uma escuta direta às demandas locais. “É um trabalho importante de inclusão de advocacia, de diminuir as barreiras com os advogados do interior do estado. Fico muito feliz de fazer parte desse projeto contribuindo com o repasse das questões à seccional. Ainda faremos muitas ações até o fim do mandato”, prometeu.

Para o futuro, o tesoureiro adjunto da OAB-CE afirmou que considera a reunião significativa para a promoção de ações de melhorias no Ceará. “Vai ser um momento de tirar dúvidas e alinhar processos. Isso que vai ficar de legado desse primeiro colégio”, disse Thiago Morais.

Ao fim da cerimônia, a tesoureira Tallita Saraiva, da subsecção Maciço de Baturité, elogiou a atual gestão da Ordem. “Cada curso, cada comissão que é incentivada, cada sede que é construída demonstra que é um trabalho bem feito da gestão. Temos que dar credibilidade a quem merece”, afirmou.

Provimento 185/2018

O encontro contou com a presença do auditor do Conselho Federal da Ordem, Rafael Alves. O advogado comentou acerca do Provimento 185, do ano de 2018, que dispõe sobre regras de gestão no Sistema OAB, incluindo, dentre outras questões, os fundamentos de responsabilidade fiscal.

De acordo com ele, a discussão sobre a determinação é de fundamental importância para o exercício dos tesoureiros das subsecções. “Ela é muito voltado à seccional e as subsecções são um braço dela. Precisam compor o movimento para que a regra de gestão seja entendida”, alegou Sales.

Presenças

No ensejo, também estavam presentes representantes das subsecções, sendo eles, o presidente da OAB Juazeiro do Norte e coordenador do colégio de presidentes de subsecção, Francivaldo (Vavá) Lemos; a presidente da OAB Maciço de Baturité, Janaina Nunes; e os tesoureiros, João Climarcos Ferreira, do Litoral Leste; Raoni Cruz, de Itapipoca; Carolinne Castro, de Juazeiro do Norte; Nixon Marden, do Sertão de Crateús; Marcelo Ortiz, de Quixadá; André Freitas, do Vale do Jaguaribe; Cesariny Dias Campos, da Região Metropolitana de Fortaleza; Maria Eduarda Garcia Lucena, do Crato; Joaquim Jocel de Vasconcelos Neto, de Sobral e Anastácio Gomes Parente Júnior, tesoureiro adjunto da subsecção.

Ainda compareceram, da seccional, a coordenadora financeira, Ticiana Costa; e os controladores, João Mineiro e Ana Rodrigues.