Aconteceu, na tarde desta quinta-feira, 24, a IV Sessão Ordinária do Conselho Pleno da OAB-CE do ano de 2023. Na ocasião, dentre outras discussões, o presidente Erinaldo Dantas apresentou um balanço de realizações de seu segundo mandato, até o presente momento. Neste ano, a seccional cearense vem promovendo uma série de serviços e obras, tendo em vista, especialmente, o aniversário de 90 anos órgão, os 80 anos da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) e os 35 da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE).

Dentre as ações da gestão 2022-2024, destaca-se o marco de 50 mil carteiras entregues a novos advogados. Além disso, foi alcançado o número de 5 mil membros inscritos em comissões temáticas da Ordem, 60% deles, inclusive, são advogados. Houve o avanço e finalização de salas da advocacia em órgãos judiciários e no espaço de coworking, que será instalado no prédio que, antes, abrigava a Ordem dos Advogados do Brasil. Por fim, a anuidade segue congelada pelo quarto ano seguido, fato que, segundo Erinaldo Dantas, deve seguir até o fim de seu mandato.

Sedes próprias

O presidente da OAB-CE reforçou, em especial, as ações promovidas neste mês de agosto, voltado à advocacia. Dentre elas, está a inauguração da sede da subsecção Vale do Salgado, inaugurada em 11 de agosto, Dia do Advogado. O espaço contém auditório, salas de coworking, além de equipamentos modernos e acessibilidade. A inauguração contou com grandes nomes da advocacia e do poder público do Ceará. Clique aqui e saiba mais sobre a festividade.

Agora, apenas cinco subsecções não possuem sede própria da OAB, em todo o Estado do Ceará, são elas: Aracati, Baturité, Canindé, Litoral Leste e Região Metropolitana de Fortaleza. Erinaldo Dantas, entretanto, afirmou que pretende mudar esse cenário. “Ainda não estão finalizadas, mas estamos trabalhando. O projeto de Aracati, por exemplo, está pronto e belíssimo, de dar inveja. O nosso plano é entregar todas, para valorizar a advocacia do nossos advogados do interior, que pagam a mesma anuidade e não possuem os mesmo benefícios”, disse o advogado.

Baile do Rubi

Ainda no mês de agosto, mais precisamente no último dia 19, sábado, ocorreu o retorno do Baile do Rubi, após um hiato na pandemia. A festa, sediada no Naútico Atlético Cearense, foi um sucesso de público e contou com as atrações Sandrinha e banda, DJ Paulo Bezerra e banda Caribbean Kings, unindo gerações. Saiba mais nesta matéria.

Sobre a ocasião, Dantas comemorou o retorno da festa, nos moldes antigos, tanto em relação ao espaço escolhido, como no público-alvo. “Fizemos uma festa para todas as idades. Em relação às gerações mais antigas, é uma celebração de carreiras, de tradição. O Naútico era o local onde os advogados discutiam ações no início da OAB, então a escolha do local foi simbólica. Além disso, as próprias atrações musicais foram diversas, para que todas as idades se divirtam em conjunto”, disse o presidente da seccional.

Próximos eventos

Também foram salientados os próximos eventos promovidos pela Ordem. Em 30 de setembro, será realizada a ‘Tardezinha da Advocacia’, no Marina Park Hotel, um momento de grande festividade, música e grandes atrações. Mais informações devem ser divulgadas em breve.

Além disso, durante os dias 13,14 e 15 a sede da OAB Ceará sediará o IX Conferência Estadual da Advocacia Cearense, que reunirá grandes nomes nacionais para falar sobre Educação, Gestão e Inovação da classe. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site da ESA-CE. A participação garante desconto na anuidade.

ESA-CE

Em 2023, a Escola Superior de Advocacia completa 35 anos de existência. Em celebração, foi realizada uma solenidade especial na última quarta-feira, 23, na sede da Ordem. A ocasião contou com homenagens aos condecorados com a Medalha Advogado Professor Padrão, a inauguração do auditório Professor Hugo de Brito Machado e o lançamento da 2ª edição online da Revista Jurídica da OAB/ESA – CE. Clique aqui e saiba mais.

A ESA também conquistou um convênio com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), reservando, para seleção do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas, 15 vagas exclusivas para a advocacia regularmente inscrita na Ordem cearense.

CAACE

Este ano também é comemorativo para a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, que celebra oito décadas de existência. A comemoração se deu na sede da OAB, na noite do dia 18 de maio e foi repleta de homenagens a ex-presidentes da Caixa, atual presidentes de subsecções e outros grandes nomes que ajudaram na construção do braço assistencial da Ordem. Saiba mais neste link.

Por ora, a CAACE funciona em sua sede no bairro de Fátima, mas, em breve, será transferida para o prédio da OAB, em um projeto de integração dos três componentes da Ordem. A pedra fundamental da futura estrutura foi lançada no início do ano passado. Clique aqui e confira.