No dia 11 de agosto, comemoramos o Dia da Advocacia, data importante onde rememoramos a contribuição efetiva da advocacia brasileira para o fortalecimento do Estado Democrático.

É um momento para refletir, agradecer e se orgulhar, especialmente neste ano em que a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) completa 90 anos de existência de lutas e realizações. São nove décadas marcadas por um legado de conquistas que moldaram a história do exercício da advocacia no estado.

Em 2023, a OAB-CE ganhou uma marca especial: alcançamos o número de 50 mil inscrições em nosso cadastro. Esse marco reflete o crescimento e a relevância da Ordem em nossa sociedade, e é resultado do empenho e dedicação de todos os colegas que fazem parte dessa história.

Algumas ações foram encampadas durante a minha gestão e que refletem nosso compromisso com a valorização da advocacia. A criação da Central de Coworking foi um marco importante para nossa Seccional. Esse espaço de compartilhamento e interação entre os colegas advogados visa fomentar a troca de experiências e conhecimento, além de proporcionar uma infraestrutura moderna para o exercício da profissão.

Outra conquista relevante foi a luta incansável pelo estabelecimento do piso salarial para a advocacia. Essa vitória, alcançada no início deste ano, demonstra o compromisso da OAB-CE com a valorização do trabalho dos colegas e com a busca por melhores condições para o exercício da profissão. Um piso salarial digno reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes e no fortalecimento de nossa classe.

Orgulhosamente, nossa Seccional tem alcançado protagonismo a nível nacional. Em meio a inúmeras discussões e debates jurídicos importantes, nossa voz tem sido ouvida e nossa atuação tem sido reconhecida, o que nos permite contribuir para o fortalecimento da advocacia e da cidadania em todo o país.

Neste Dia da Advocacia renovamos nosso compromisso com a justiça, com a defesa dos direitos da advocacia cearense. Unidos, seguiremos firmes em nossa missão de defender os valores democráticos e de trabalhar pela consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Erinaldo Dantas é presidente da OAB Ceará.

Leia o artigo na íntegra, no portal Focus Jor, através deste link.