A Ordem de Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), realizou, na última quarta-feira (27/09), a cerimônia de outorga da Medalha Advogado Padrão 2023, no auditório da seccional. Ao todo, foram condecorados 31 advogados e advogadas com a maior comenda concedida pela Ordem, em razão de suas atuações íntegras na carreira jurídica e cujos nomes são escolhidos pelo Conselho Seccional.

A partir da execução do hino nacional, teve início solenidade, que contou com a presença de autoridades e importantes nomes da advocacia e do Judiciário cearense. Com a mesa composta, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, foi convidado a discursar e expressou a sua alegria em receber um público tão seleto para esta ocasião especial, justificada pela entrega da maior comenda da advocacia cearense, que leva o nome do primeiro presidente da OAB Ceará, Edgard Cavalcante de Arruda.

“A Medalha Advogado Padrão é um distintivo somente para aqueles que tem mais de 30 anos de profissão e que sempre trabalharam para oferecer o melhor à nossa classe. Estes, são um padrão de ética, trabalho e respeito à nossa profissão. Aproveito para relatar um diferencial da nossa gestão, que é a descentralização dos contemplados com a medalha à advocacia da capital; agora, com a ajuda dos presidentes de subsecções, passamos a contemplar também a advocacia do interior do estado, que, se desejarem, podem receber a comenda in loco, nas suas cidades de atuação. Os agraciados desta noite sempre se utilizaram do instrumento do Direito para trabalhar com a mais absoluta ética, e por isso, merecem essa distinção. Espero que cada um deles possam nos inspirar a trilhar sempre o caminho da ética, do trabalho, mas acima de tudo, o caminho da advocacia”, reconheceu.

Na sequência, cada homenageado se dirigiu ao centro do auditório para receber individualmente a medalha das mãos do presidente Erinaldo Dantas e realizar o registro fotográfico.

Sendo um dos agraciados com a distinção, o diretor adjunto de subsecções da OAB Ceará, Marco Antônio Sobreira, discursou representando todos os outros homenageados da noite. O diretor expressou sua gratidão e confessou que a sua atuação profissional sempre foi pautada para ser merecedor do recebimento desta medalha.

“Esta Medalha Advogado Padrão representa todos os tropeços da minha carreira, pois sabemos que não é fácil advogar no interior do estado. Ela simboliza todas essas angústias, mas também todas as vitórias acumuladas ao longo desses 30 anos. Então, é realmente um momento muito importante que ficará eternamente em minha memória. Estou muito feliz e espero que a figura inspiradora de Edgard Cavalcante de Arruda, possa nos ajudar a seguir a nossa trajetória baseada nos princípios dessa figura ilustre”, agradeceu.

Compuseram a mesa: o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, a vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, o secretário-geral da OAB-CE, David Peixoto; o secretário-geral adjunto da OAB-CE, Rafael Ponte; a tesoureira da OAB-CE, Camila Fernandes; o ex-presidente e conselheiro federal da OAB-CE, Hélio Leitão; o ex-presidente da OAB-CE, Paulo Quezado; o desembargador federal da 7ª região, Jeferson Quezado Júnior; o desembargador do TJCE, Sérgio Parente; o procurador-geral do município de Fortaleza, Fernando Oliveira; o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante; o ex-presidente da CNDL, Honório Pinheiro; a diretora adjunta de relações institucionais da OAB-CE, Jane Eire Calixto; o diretor adjunto de prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor de Albuquerque; diretor adjunto de subsecções da OAB-CE, Marco Antônio Sobreira; o diretor adjunto de acesso à justiça e presidente do Tribunal de Defesa de Prerrogativas da OAB-CE, Cleto Gomes; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE, Sérgio Costa; o presidente da OAB Subsecção Cariri Oriental, Vicelmo Sales; o presidente da OAB Subsecção Itapipoca, Niefson Bruno; o presidente da Subsecção de Crateús, Francisco Sales Júnior; o presidente da Subsecção Sobral, Ézio Azevedo; o presidente da CAACE, Waldir Xavier; o vice-presidente da ESA-CE, Wyllerson Matias; o presidente do Instituto de Previdência do município de Fortaleza e ex-presidente do TED da OAB-CE, Josué de Souza Lima; e a Ouvidora da OAB-CE, Wanha Rocha.

A solenidade contou com transmissão ao vivo pelo canal da OAB Ceará, no Youtube. Clique aqui e confira a transmissão na íntegra.

O Conselho Seccional escolheu 48 nomes da advocacia cearense para receber a medalha advogado padrão 2023, dos quais 31 estiveram presentes para receber a comenda, em Fortaleza. Na ocasião, outros 4 advogados contemplados com a Medalha Advogado Padrão do ano de 2022, também aproveitaram a solenidade para receberem a homenagem. Nos próximos meses a OAB-CE estará realizando a entrega dos 17 homenageados restantes em suas respectivas subsecções.

Confira a relação de todos os (as) agraciados (as) que receberam a Medalha Advogado Padrão 2023:

Anastácio Marinho

Antônio Aritomar Barros

Antônio Evilázio Soares

Carlos Antônio Chagas

Célia Maria Serpa Marques

Ciro Barbosa dos Santos

Edson Jose Sampaio Cunha Filho

Emmanuel Pinto Carneiro

Fernando Antônio Costa Oliveira

Filomena Rodrigues Andriola

Francisco de Assis Costa Cavalcante

Francisco Sydney Torres Carneiro

Giovanni Paulo de Vasconcelos Silva

José Abneas Bezerra

José Clito Carneiro

José Emídio Carneiro Neto

José Medeiros de Souza Lima

Luís Martins Leitão

Luiz Joviniano Gomes Neto

Marcos Antônio Sobreira Bezerra

Maria Consuelo Silva Marques

Maria de Lourdes Correia Lima

Maximiano Aguiar Câmara

Odilon Vieira Gomes Neto

Paulo César Barbosa Pimentel

Renato Melo Aguiar

Rodrigo Jereissati de Araújo

Romualdo José de Lima

Sérgio Silva Costa Sousa

Tânia Pessoa Navarro Veras

Teodulfo Nogueira Magalhães

Relação dos Agraciados (as) que receberam a Medalha Advogado Padrão 2022:

Antônio Augusto Moreira Silva

Antônio Caetano Osternos Rios

Francisco Wellington Lopes Guimarães

Ricardo Ibiapina Lima

Sobre a Medalha Advogado Padrão

A comenda, instituída na década de 1970, é outorgada aos advogados e às advogadas inscritos(as) na OAB há mais de 30 anos, que não tenham sofrido punição disciplinar, que gozem de inatacável conceito perante a comunidade, como advogado (a) e cidadão (ã). Representa um reconhecimento pessoal e profissional, além de ser um estímulo para que outros profissionais também tenham a referência daqueles membros da advocacia que foram e são essenciais na garantia dos direitos aos cidadãos.

Clique aqui e acesse a Galeria de Fotos da cerimônia