O presidente da Comissão Especial para Estudos sobre Hidrogênio Verde no Estado do Ceará da Ordem cearense, Amaury Gomes, participou, no dia 06 de maio, do lançamento do Projeto “H-TEC– Qualificação e Fortalecimento da Cadeia Produtiva em Energias Renováveis no Ceará”, realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza.

O Plano de capacitação e fortalecimento de cadeia produtiva em energias renováveis no Ceará (H-TEC) tem o objetivo de oferecer suporte para o setor de energias renováveis, por meio da capacitação de profissionais qualificados. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em cooperação técnica com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Na ocasião, o presidente da Comissão para Estudos sobre Hidrogênio Verde da OAB-CE, Amaury Gomes, participou, juntamente com o professor e também membro da Comissão, Rogério Mâsih, da mesa 02 da aula inaugural de um dos onze cursos de Especialização e Qualificação para Formação em Energias Renováveis de Multiplicadores, que abordou a transição energética e seus aspectos regulatórios.

Amaury Gomes considera que o H-TEC representa um projeto audacioso e de vasta capilaridade no Estado, capaz de “atingir horizontalmente diversos públicos estudantis, e que vem para fazer frente a um dos desafios para a transição energética, que é a necessidade de capacitação profissional. Em nome da Comissão para Estudos do H2V da OAB/CE, me sinto honrado em ter participado dessa aula inaugural, apresentando esclarecimentos acerca da importância do advogado na transição energética justa, e também sobre as últimas atualizações e peculiaridades dos projetos de leis que tratam sobre o marco legal do hidrogênio de baixo carbono, em especial do hidrogênio verde. Nossos parabéns ao IFCE, na pessoa do colega Prof. Rogério Mâsih, à FUNCAP, ao CENTEC e ao Governo do Estado do Ceará”, manifestou.

Também estiveram presentes no evento: o Governador do Ceará, Elmano de Freitas; o Presidente da FUNCAP, Raimundo Costa; o Presidente do Centec, Acrísio Sena; além de outras autoridades.

SOBRE
Com o objetivo de formar 12 mil técnicos e multiplicadores de conhecimento, juntamente ao intuito de implementar laboratórios em 13 municípios, o projeto do H-TEC foi lançado pelo Governo do Ceará em maio deste ano e se encontra dividido em três fases. Será investido um total de R$ 34 milhões durante quatro anos, e serão privilegiadas mulheres para 20% das vagas, no intuito de garantir essa participação mínima e apoiar a permanência e a ascensão de mulheres na área das energias renováveis.

São parceiros do Projeto: a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do SENAI Ceará; Secretaria do Trabalho do Ceará (SET); Secretaria da Educação do Ceará (Seduc); Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).