A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará comunica, com muito pesar, o falecimento da desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Maria Vilauba Fausto Lopes, que ocorreu nesta quarta-feira (19/06).

O velório será realizado no funerária Ethernus, às 7h, seguido de missa de corpo presente às 14:30 e cortejo às 15:30. O sepultamento será feito às 16:30 no cemitério Parque da Paz.

Natural do município de Icó, Maria Vilauba tinha 75 anos e encerrou suas atividades na Justiça cearense em dezembro do ano passado, após 36 anos de atuação.

Ingressou na magistratura em 1987, como juíza substituta da Comarca de Tamboril. Nos anos seguintes, passou também pelas comarcas de Baturité e Tauá, chegando a Fortaleza em 1996.

Na Capital, a magistrada foi presidente da Junta Eleitoral, juíza titular da 5ª Vara da Fazenda Pública, além de ter atuado na 8ª Vara Criminal. Em 2012, assumiu como desembargadora do TJCE, sendo eleita pelo critério de merecimento.

Durante os anos em que trabalhou no 2º Grau, presidiu a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai), bem como já esteve à frente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e do Núcleo do Depoimento Especial (Nudepe). Antes de se aposentar, era a presidente do Comitê Multissetorial para Promoção de Políticas Públicas Judiciais de Atenção às Pessoas em Situação de Rua.

A Ordem se solidariza com a família e amigos nesse momento de profunda dor.