A noite da última terça-feira, 14, foi marcada pela Live “Os desafios da Jovem Advocacia e o Papel da OAB Ceará” que contou com a participação do presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; e o diretor para jovem advocacia, Bruno Ellery. A transmissão aconteceu de forma simultânea pelo instagram @oabce e @brunoellery. 

Durante o evento virtual, o presidente da Ordem Alencarina comentou a respeito da importância da atuação ativa da jovem advocacia. “Temos uma série de jovens na gestão como presidentes de comissão. São homens e mulheres que vem para somar e auxiliar nos trabalhos. É muito importante ter uma administração que defenda os seus espelhados. Assim, precisamos ter toda a representatividade da advocacia espelhada dentro conselho, diretoria, comissões. Fico muito feliz em fazer parte desta missão”, afirmou Dantas. 

Para o diretor, é uma honra e alegria contar com o apoio da OAB Ceará. “Na atual gestão, percebemos que existe uma democratização dentro das comissões. Existe, também, uma aproximação da advocacia com relação a OAB. Sentir esse apoio é importante para conseguir desenvolver projetos, visando a jovem advocacia, e fazer com que mais jovens advogados e advogadas possam participar e se sentir acolhidos”, pontuou Bruno Ellery. 

Desde o início da pandemia, diversas ações e medidas foram propostas pela Ordem Cearense como a ação civil pública para estender a suspensão temporária das cobranças das prestações do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), prorrogação da anuidade da Instituição, recomendação para que não haja interrupção de serviços de água, luz e telefone no Ceará.  

Perante este cenário de diversas ações da Ordem, o presidente também destacou o papel da OAB, nestes últimos meses, que atuou de forma ativa frente à pandemia. “Estamos fazendo um trabalho sério para que a OAB conquiste seu lugar de protagonista e possa ajudar com medidas resolutivas. Isso é mérito de todos que fazem parte desta grande missão, juntamente, como o apoio e coordenação das comissões da nossa vice-presidente, Vládia Feitosa. Pois, tudo que está sendo feito, tem uma grande participação das comissões e cada vez mais tem auxiliado neste trabalho”, comentou Erinaldo Dantas. 

Outro ponto que teve destaque foi a ferramenta Central de Alvarás. De acordo com o presidente da Ordem, o sistema vem facilitando os pagamentos de RPV’s, precatórios e alvarás. “Em três meses de criação, totalizamos 2.833 alvarás atendidos no sistema. Com certeza é mais um benefício para a advocacia onde utilizamos a tecnologia ao nosso favor”, finalizou Dantas.

O diretor para jovem advocacia aproveitou a ocasião para falar sobre um projeto em desenvolvimento do Conselho Jovem. “Temos a ideia de criar uma cartilha para a Jovem Advocacia que esclareça e oriente sobre o uso da publicidade na profissão. Será uma ferramenta de grande valia para todos”, explicou. 

Na próxima semana, dia 21, às 19, será realizada mais uma live voltada para o jovem advogado. Com a participação do Desembargador Washington Araújo e o diretor para Jovem Advocacia, Bruno Ellery, falando sobre as dificuldades e os desafios do judiciário, com transmissão pelo Youtube.