OBSERVATÓRIO DIÁRIO – 17/05/2023
Online
TJCE
Tribunal de Justiça do Ceará vai realizar I Seminário Internacional sobre Violência contra Pessoa Idosa
O evento acontecerá na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), a partir das 8h. Entre os temas debatidos em palestras e mesas redondas estão: Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa – “Junho Violeta”; Inteligência Artificial na Prevenção do Enfrentamento da Violência contra Pessoa Idosa; Instituições que Realizam Atendimento a Pessoas Idosas; Tipos de Violência contra Pessoa Idosa; Etarismo; e Estatuto da Pessoa Idosa e suas Implicações. O credenciamento pode ser feito no local e podem participar operadores do Direito interessados no tema.
https://www.tjce.jus.br/noticias/tribunal-de-justica-do-ceara-realiza-i-seminario-internacional-sobre-violencia-contra-a-pessoa-idosa/
Direito CE
Advogado Júnior Bonfim é o novo presidente da Comissão de Direito Municipal da OAB-CE
O advogado José Bonfim de Almeida Júnior (OAB-CE: 15.545) foi nomeado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, Erinaldo Dantas, para exercer a função de presidente da Comissão de Direito Municipal (CDMUN) da OAB-CE. A decisão foi confirmada no último dia 10 de maio, através da portaria de N° 95/2023.
https://direitoce.com.br/advogado-junior-bonfim-e-o-novo-presidente-da-comissao-de-direito-municipal-da-oab-ce/
Jus Decisum
TRT da 7ª Região (CE) lança nova ferramenta para acompanhar ações com tramitação prioritária
A percepção antiga somada ao contato com pessoas de mais de 60 anos, frustradas em buscar a justiça por descrédito na demora da tramitação, convergiram com a participação do magistrado em um evento da OAB-CE em alusão ao Dia Nacional do Idoso. Na ocasião, o desembargador falou sobre a prioridade processual para pessoas idosas nos processos judiciais.
https://jusdecisum.com.br/trt-da-7a-regiao-ce-lanca-nova-ferramenta-para-acompanhar-acoes-com-tramitacao-prioritaria/
Jornal Jurid
Pedidos de salário-maternidade parados não se justificam, afirma especialista
Washington Barbosa é advogado, professor de Direito Previdenciário e mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas. É Membro Consultivo da Comissão de Previdenciário e Assistência Social da OAB-CE.
https://www.jornaljurid.com.br/doutrina/previdenciario/pedidos-de-salario-maternidade-parados-nao-se-justificam-afirma-especialista
Flávio Pinto News
Maio Amarelo: SINDCFCS une forças com OAB e Detran em prol da segurança no trânsito no Ceará
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito e, no Brasil, a campanha tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no tráfego de veículos. Em 2023, o Sindicato dos Centros de Formação dos Condutores de Veículos do Estado do Ceará (SINDCFCS-CE) estabeleceu parceria com a Ordem dos Advogados do Ceará (OAB-CE), por meio da sua Comissão de Trânsito, Tráfego e Mobilidade Urbana (CTTMU); e com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).
https://www.flaviopintonews.com.br/2023/05/maio-amarelo-sindcfcs-une-forcas-com.html
TV
TV Assembleia
Primeiro Expediente – AO VIVO | 16.05.2023
Gabryella Ruiz, membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE fala sobre assédio contra a mulher no ambiente de trabalho e como comprovar.
https://www.youtube.com/watch?v=WZemtpoGxKM
TV Assembleia – CE
Denúncias de assédio moral e sexual no trabalho registram crescimento significativo
Gabryella Ruiz, membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE fala sobre assédio contra a mulher no ambiente de trabalho e como comprovar.
https://www.youtube.com/watch?v=LRJh-x3PnMg