O advogado Erinaldo Dantas será o novo presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA) da OAB Nacional. O anúncio foi oficializado pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simoneti, durante o I Colégio de Presidentes de Seccionais da entidade neste sábado (22), em Manaus/AM.

De acordo com a Resolução nº 08/2025, o vice-presidente do FIDA será o presidente do Conselho Seccional da OAB/Santa Catarina Juliano Mandelli Moreira.

Dantas destaca a importância de gerir com responsabilidade a gestão dos recursos destinados às seccionais da Ordem em todo o país. “Minha gratidão ao presidente Beto Simonetti, ao vice-presidente Felipe Sarmento, e a toda diretoria pela confiança de meu nome. Como ex-presidente de OAB e de Caixa, sei da importância do FIDA para a Advocacia Brasileira, e não vamos medir esforços para dar sequência a esse grande trabalho. Sem dúvidas, receber esta nomeação simboliza mais uma grandiosa conquista para a advocacia cearense, que está sendo liderada neste triênio pela primeira mulher presidente, minha querida Christiane Leitão. Vamos juntos por mais avanços”, afirmou. 

“Nos últimos anos, tive a honra de atuar ao lado deste grande líder, Erinaldo Dantas. Contamos com o apoio incondicional do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, para a implementação de valorosos projetos estruturais à classe cearense. E tenho certeza que essa nomeação no Fida será, sem dúvidas, um grande reforço de trabalho e dedicação as 27 seccionais do país, reforça Christiane Leitão, presidente da OAB-CE.

O FIDA

O FIDA foi criado pelo Provimento n° 122/2007 do Conselho Federal da OAB destinado à  uniformizar e dinamizar a gestão das Caixas de Assistência dos Advogados; fixar os pilares de planejamento, transparência, controle e responsabilização; e delimitar as responsabilidades dos administradores dos diversos órgãos que compõem a Ordem dos Advogados do Brasil.

Conheça Erinaldo Dantas

Erinaldo Dantas é advogado tributarista e está como conselheiro federal da OAB no triênio 2025/2027. Com vasta experiência em gestão, foi presidente da Ordem cearense nos triênios 2019/2021 e 2022/2024, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará no triênio 2016/2018, e também exerceu o cargo de diretor tesoureiro da OAB Ceará no triênio 2007-2009.