A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizará sessão solene em comemoração aos 80 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará. O evento será realizado na quinta-feira, 04 de abril de 2013, e na ocasião serão homenageados os ex-presidentes da OAB Ceará e os ex-presidentes da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará.

Conheça um pouco mais da história da entidade:

Há 80 anos, a OAB-CE vem realizando profícuo trabalho em defesa da sociedade. Em 30 de março, a entidade completa oito décadas de sua fundação.

Durante reunião realizada no prédio da Praça do Ferreira onde funcionava o Fórum de Fortaleza, conhecido como Solar do Pachecão, os advogados Edgar Cavalcante de Arruda, José Martins Rodrigues e Clodoaldo Pinto criaram a Comissão Provisória de instalação da OAB-CE. Os três atendiam ofício do Instituto dos Advogados do Ceará para criar a Seccional do Ceará da Ordem dos Advogados, que, a essa altura, já existia em algumas capitais.

Na ocasião, definiram que os advogados Edgar de Arruda e Clodoaldo Pinto seriam, respectivamente, o presidente e o secretário provisórios. Logo eles baixaram editais convocando os advogados cearenses para a formulação do quadro da Ordem, que foi montado com 92 advogados, 21 provisionados e um solicitador (uma espécie de estagiário).

Formado o quadro, no dia 30 de março de 1933 foi realizada a primeira assembleia para compor a diretoria da OAB-CE, que ficou formada da seguinte maneira: Edgar de Arruda na presidência; Dolor Uchoa Barreira na vice-presidência; Francisco Sabóia na primeira-secretaria; Clodoaldo Pinto na segunda-secretaria; e José Martins Rodrigues na tesouraria. Esta é a data considerada como a de efetiva instalação da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil.

O próximo desafio foi marcar uma nova reunião para a formação do Conselho da entidade. No dia 20 de abril do mesmo ano, foi eleito o primeiro Conselho, formado por dez advogados: além dos cinco da diretoria, os advogados Francisco de Menezes Pimentel, Clóvis Fontenelle, Gustavo da Frota Braga, Olinto Oliveira e Gilberto Studart Gurgel.

A Secional surge com o objetivo de congregar e defender os advogados, mas também de lutar pelo Estado Democrático de Direito. Já nessa época, a OAB-CE intervinha em várias questões estaduais e nacionais para beneficiar não só a categoria, mas o conjunto da sociedade. Nos anos da ditadura, por exemplo, a entidade não se quedou ao regime ditatorial e sempre buscou o retorno do Estado Democrático de Direito, que sempre foi uma de suas maiores bandeiras.