Paulo BonavidesO professor emérito Paulo Bonavides foi homenageado durante a solenidade de encerramento da XXII Conferência Nacional dos Advogados, na manhã desta quarta-feira (23), no Rio de Janeiro. Antes da homenagem, um vídeo institucional produzido pelo Conselho Federal da OAB destacou depoimentos sobre a vida e obra do jurista cearense.

Para o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, o reconhecimento a Paulo Bonavides é fundamental para pontuar a produção do conhecimento. “Paulo Bonavides revolucionou a visão a partir do Ceará e é a prova concreta de que se pode transformar as barreiras do nosso país a partir daconstrução de novas teorias jurídicas”, salienta Valdetário Andrade Monteiro.

Em seu discurso, Paulo Bonavides destacou diversos pontos em reconhecimento concedido pelo Conselho Federal da OAB. Ele, que já foi agraciado com a Medalha Rui Barbosa,defendeu a liberdade de imprensa, enfatizou a necessidade de mecanismos para combater a corrupção e estratégias para fortalecer as instituições públicas que se encontram atualmente em crise.

“Com efeito o sistema político da nação passa por uma deplorável crise de decadência que abala as instituições representativas. A erosão tem legitimidade dos três poderes, rodeando de angústias e certezas da cidadania que clama por reforma, a classe política, os partidos e os governantes responsáveis pela crise. A coluna vertebral do corpo representativo é formada de dois princípios cuja ausência determina ou pode determinar o esfacelamento da estrutura”, pontua o homenageado.

Paulo Bonavides ainda destacou que o Brasil vive um momento de escravidão do pensamento, que extingue qualquer manifestação de novas ideias. “Por essa via, a democracia respira o oxigênio da liberdade, aprova ou condena políticas de governo, critica as instituições. A palavra livre é algo que a nação não pode prescindir. A injustiça associada à corrupção é o flajelo de todos os regimes”.

A homenagem ao jurista cearense foi entregue pelo presidente do CFOAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho; pelo presidente da Seccional da OAB do Rio de Janeiro, Felipe de Santa Cruz; pelo vice-presidente do CFOAB, Claudio Lamachia; secretário geral Cláudio Pereira de Souza Neto; secretário geral adjunto, Cláudio Stábile; e o tesoureiro Antonio Oneildo Ferreira.