A iniciativa do Grupo de Comunicação O POVO em lançar o Anuário do Direito do Ceará 2017 reforça a sua capacidade de produzir conteúdo de qualidade e o compromisso de oferecer publicações que fazem a diferença para tomadores de decisão e formadores de opinião. A obra, elaborada com um padrão editorial elevado, pautado pela ética, pela integridade dos dados, pela competência técnica da equipe e pela independência editorial, destaca a advocacia do Estado do Ceará ao entregar à sociedade uma confiável fonte de consulta sobre alguns agentes protagonistas da difusão do conhecimento jurídico em diversas áreas.

Mais do que isso, é igualmente um reconhecimento e uma homenagem à qualidade da advocacia exercida no Ceará, que continua sendo uma das mais admiradas do ponto de vista técnico. Para além de um guia com indicação de advogados referência em um mercado no qual vale muito o que o profissional advogado faz e vale muito mais o que dele se diz, o Anuário oferece igualmente um caminhar sobre a história e a evolução do ensino jurídico no Ceará, a importância das entidades associativas na advocacia, o Poder Judiciário, que desperta cada vez mais o interesse dos cidadãos e sobre a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, entidade referência da sociedade civil que cuida não apenas de reivindicar democracia, mas também de aprimorá-la por meio do diálogo e da participação.

Ao enaltecer a figura do bom advogado, o Anuário traz à cena e rememora aos leitores a importante missão desses atores do direito que já patrocinaram grandes demandas sociais e ainda têm muito a contribuir com tantas outras causas republicanas. Vida longa ao Anuário do Direito do Ceará e uma boa e útil leitura aos leitores.

Marcell Feitosa – diretor executivo da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA)