Uma comitiva a OAB Ceará, formada por membros da diretoria e de comissões temáticas, visitou o Hospital da Mulher, em Fortaleza, nesta quarta-feira (13). A ação faz parte da programação institucional pelo Dia Internacional da Mulher.

De acordo com a vice-presidente da OAB Ceará, Vládia Feitosa, na visita, a OAB reforçou o apoio à unidade de saúde, dada a importância do hospital para as mulheres de todo o Estado e aproveitou a oportunidade para verificar as condições de acessibilidade. “Neste mês de março, nós estamos realizando várias ações voltadas para as mulheres. As comissões temáticas têm um papel muito relevante junto à Ordem, porque elas atuam não só promovendo ações e eventos para a nossa classe, mas também para toda a comunidade” destacou.

Segundo o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Emerson Damasceno, a visita reforça a postura da Comissão em fiscalizar a acessibilidade nos principais equipamentos públicos do Estado e do Município, tendo em vista que é de interesse das pessoas com deficiência, que hoje representam cerca de 25% da população do Estado. “É importante destacar que a pessoa com deficiência é uma minoria social que sofre diariamente lesão em seus direitos. A mulher com deficiência sofre mais ainda. Por isso mesmo o atendimento em serviços de saúde, com as devidas características e acessibilidade, deve ser garantido às mulheres com deficiência, como determina a Lei Brasileira de Inclusão. Na visita apontamos algumas melhorias que merecem ser efetuadas e que serão enviadas à Direção do Hospital e Secretaria Municipal de Saúde”, explicou.

Participaram da reunião: A vice-presidente da OAB Ceará, Vládia Feitosa; o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Emerson Damasceno; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão; a Professora Silvia Helena, do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Ceará; e membros da diretoria do Hospital da Mulher.