A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB Ceará realizou, na manhã desta quarta-feira, o resgate do cavalo que foi atropelado ontem à noite, na Avenida Edsilson Brasil Soares, no bairro Sapiranga. Ele foi levado para o Hospital Veterinário da UECE, onde recebeu atendimento. De acordo com o boletim veterinário, o cavalo está sofrendo paralisação de todos os membros e deverá ser eutanasiado.

A remoção do animal até o hospital veterinário da Universidade Estadual do Ceará – UECE, só foi possível graças a uma vaquinha feita pelos membros da comissão e alguns moradores do entorno do local do acidente. Com o dinheiro que conseguiram, fretaram um carro para transportar o cavalo.

Segundo a vice-presidente da comissão, Cinthia Belino, os direitos dos animais precisam ser amplamente discutidos, junto à sociedade. Nesse caso, especificamente, o problema começou bem antes do atropelamento. “O proprietário do animal precisa ser responsável pela segurança do mesmo. Não pode deixar pastando livremente, correndo o risco de sofrer um atropelamento. Outro problema foi a ausência de socorro. O condutor que atropela um animal, tem que prestar socorro”, explicou. A advogada Cinthia Belino ainda destacou a dificuldade enfrentada para transportar o cavalo até à UECE. “Entramos em contato com a polícia, com o corpo de bombeiros e com a polícia rodoviária federal, mas nosso pedido não foi atendido. Tivemos que fazer uma vaquinha para pagar o transporte”, lamentou.