A Comissão da Mulher Advogada da OAB Ceará, passa a integrar a agenda de visitas as cidades do interior do Estado durante a “Caravana de Combate à Violência Contra a Mulher”. A ação, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, tem como objetivo visitar escolas de diversas regiões interioranas do Estado do Ceará, para debater sobre a igualdade de gênero, o respeito à diversidade, e a Lei Maria da Penha.

No município de Sobral, a Escola Estadual de Educação Profissionalizante Lysia Pimentel Gomes, recebeu na terça-feira (17), a “II Caravana de Combate à Violência Contra a Mulher”. Com o intuito de evitar casos mais graves como a agressão, dependência emocional e até mesmo o feminicídio, “relacionamentos abusivos” e os “tipos de violência contra a mulher” foram temas abordados durante as palestras.

O projeto visa o diálogo com os estudantes, promovendo a formação de um programa de enfrentamento em comunidades ou escolas. Será possibilitado um núcleo de apoio, em conjunto com as demais instituições participantes, possibilitando orientações jurídicas a população, proporcionando suportes necessários de acolhimento e orientação através de profissionais.

Sabrina Veras, membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB/CE esteve representando a CMA em Sobral, e destacou a importância de constatar a luta e o respeito dos direitos das mulheres para a sociedade. “O combate a violência contra a mulher é uma luta social. Alguns estudos revelam que em várias situações de violência vizinhos, familiares e amigos são omissos, aceitando de forma pacífica a situação que ocorre com a vítima. É necessário repassar para a sociedade a importância de conscientizar, de forma que a vítima possa ser acolhida em situações de conflito”, ressaltou.

Para Renata Ferreira Gomes, presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subsecção de Sobral, foi uma troca de vivências e diálogos de suma importância para a sociedade. “A experiência com a “II Caravana de Combate à Violência Contra a Mulher” foi algo muito significativo para todas advogadas da Comissão. Ficou estabelecido durante a ação, que estaremos constantemente disponíveis para auxiliar as famílias e mulheres vítimas da violência”, afirmou.

Em 2019 Sobral registrou mais de 400 casos de violência contra a mulher. Devido ao alto índice de violência, o município é um dos 20 escolhidos para receber a Caravana, que tem como objetivo principal trazer mais conhecimento para os cidadãos, em especial aos jovens.

Com o intuito de mapear equipamentos do Estado, a fim de desenvolver políticas públicas para suas melhorias, a Procuradoria da Mulher, juntamente com a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, na ocasião, visitou a sede do Instituto Médico Legal (IML) e a Defensoria Pública.