O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, abriu na última terça, 22, o XVI Encontro Nacional de Dirigentes de Escolas Superiores de Advocacia (ESAs), realizado no Salão Nobre da OAB Nacional, em Brasília. Em seu discurso, Ophir enalteceu uma das metas da Escola Nacional de Advocacia (ENA), de criar no Sistema OAB a cultura da educação continuada e de oferta de qualificação profissional de qualidade ao advogado. "É para isso que devemos continuar nos empenhando: na redução das igualdades de acesso ao saber entre os advogados de todas as regiões do país", defendeu Ophir Cavalcante, ao abrir o encontro.

Na ocasião, Ophir destacou que o papel da ENA deve ser o de formuladora de políticas para a educação e aprimoramento profissional dos advogados, enquanto as Escolas Superiores de Advocacia devem se encarregar de levar cursos de extensão, de pós graduação e aulas pela Internet aos advogados de todo o país. "Se sair uma nova lei mudando a aplicação do mandado de segurança, imediatamente o advogado do Amapá deve ter acesso, por meio das Escolas da Advocacia, a um curso sobre isso", exemplificou Ophir, ao explicar como deve se dar o trabalho das ESAs no país.

O diretor-geral da FESAC, Caio Valério Falcão, participou do evento representando a Escola Superior da Advocacia do Estado do Ceará, com o advogado e membro da FESAC, Luiz Guilherme Eliano Pinto, tratando inclusive, da implantação dos cursos tele-presenciais via antenas parabólicas instaladas na Capital e Suseccionais Cearenses.

O diretor-geral da ENA, o conselheiro federal Manoel Bonfim Furtado Correia, afirmou na abertura do encontro que "o objetivo deve ser o de melhorar o dia-a-dia do advogado, reduzindo as diferenças entre eles". Também acompanharam o lançamento do XVI Encontro Nacional de Dirigentes de ESAs o vice-presidente da OAB, Alberto de Paula Machado, a secretária-geral adjunta da OAB, Márcia Machado Melaré, e o diretor-tesoureiro da entidade, Miguel Cançado. O presidente da OAB Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, os membros honorários vitalícios Rubens Approbato Machado e Cezar Britto também estiveram presentes.

Fonte: OAB