O Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região (TRT-7) inaugurou na manhã desta sexta-feira, 30, mais duas Varas do Trabalho em Fortaleza. A população da capital passa a contar com 16 unidades judiciárias de primeira instância para solucionar conflitos trabalhistas. As novas varas vão funcionar em um dos prédios do Fórum Autran Nunes, localizado no Centro de Fortaleza.

A 15ª Vara do Trabalho ficará sob a responsabilidade do juiz do trabalho João Carlos Uchoa, que respondia pela 9ª Vara do trabalho de Fortaleza. A 16ª Vara do Trabalho será coordenada pela juíza Aldenora Siqueira, que era juíza titular em Baturité.

Na solenidade, o Secretário-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, Cleto Gomes, ressaltou a luta da entidade pela criação de nove Varas do Trabalho para o TRT-CE, cujo Projeto de Lei foi aprovado em abril deste ano, pelo Congresso Nacional.

“A OAB, juntamente com a AMATRA, ABRAT, ATRACE e o TRT empreenderam esforços conclamando a bancada cearense no Congresso a aprovar o Projeto de Lei 4.409/08 que estava desde maio de 2009 naquela Casa Legislativa. Graças ao trabalho dos advogados, magistrados, senadores e senadores o Ceará conquistou as novas Varas”, disse Cleto Gomes, salientando o bom relacionamento da Ordem com a presidente do Tribunal Regional do Trabalho.

Somente nos seis primeiros meses deste ano, as 14 Varas de Fortaleza receberam 14.500 novos processos trabalhistas, média de 1.035 por unidade. As doze unidades judiciárias localizadas no interior do estado e na região metropolitana da capital receberam mais 10.067. Neste período, foram julgados e resolvidos 21.816 processos na 1ª instância da Justiça do Trabalho do Ceará.