Advogados e advogadas realizaram, na manhã deste sábado, reunião para discutir a criação da Subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Maracanaú e Região Metropolitana de Fortaleza, a ser composta pelos municípios de Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Aquiraz, Pacatuba, Cascavel, Pacajus, Horizonte, Eusébio, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Guaiuba, Chorozinho e Pindoretama. Na solenidade de abertura dos trabalhos, o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, defendeu a formação e instalação da Subsecção. “Maracanaú deve ter um núcleo da advocacia forte para fazer embate com a sociedade e com o poder público, de forma altiva e ética. Não temos de ter medo de dividir o poder, temos de abrir a casa para o debate. Chega de criar Subsecção por decreto”.

Em discurso entusiasmado, Valdetário Monteiro ressaltou que o novo projeto para a OAB-CE sonhado em 2009 está sendo implantado pela atual diretoria da entidade. E citou a criação do Centro de Apoio e Defesa do Advogado, as inaugurações e reformas de salas do advogado no interior do Estado, construção da Sala do Advogado no Fórum Clóvis Beviláqua, a mais bem equipada do Norte e Nordeste do País, além do Movimento Justiça Já. A Ordem alencarina tem realizado cruzada em respeito às prerrogativas dos advogados, ingressando com representações ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por solução definitiva contra a morosidade do Judiciário.

Além de Valdetário Monteiro, participaram do encontro o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Leandro Vasquez; coordenador geral da Comissão Provisória de Debate e Criação da Subseccional, Mardônio Almeida; o presidente do Sindicato dos Advogados e Região Metropolitana, Edson Santana; além do presidente da Associação dos Jovens Advogados de Fortaleza e Região Metropolitana (Ajaforte), Daniel Aragão; conselheiro Patrício Almeida; presidente da AACRIFOR, Francisco José Colares Filho; presidente da ACRIMEC, Ivan Moura; o presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, Francisco Barbeiro; presidente da Associação dos Notários e Registradores, Alexandre Alencar; coordenador do Movimento Justiça Já, conselheiro Edimir Martins; e o coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado, José Navarro.

Na defesa da Subseccional, o coordenador geral da Comissão, Mardônio Almeida, informou que quase 500 advogados militam naquela área geográfica. “Como somos partes do problema, devemos ser parte da solução”, enfatizou, lembrando que, depois da Capital, a RMF é o maior centro econômico e o maior possuidor de fluxo de advogados da região. Para o presidente da Câmara de Maracanaú, Francisco Barbeiro, o Município precisa de mais um órgão como a OAB, que “vai permitir discussão sobre as políticas públicas no município”.

Para o presidente da CAACE, Leandro Vasquez, a reunião antever um evento histórico e importante para a advocacia que milita em Maracanaú e Região Metropolitana. “A gestão atual não poderia deixar de prestigiar a criação de uma Subsseccional, porque está investindo no futuro”. Ele enfatizou, ainda, a ações desenvolvidas pela diretoria da OAB-CE em menos de dois anos de administração. “A atual gestão é, sem dúvida, incansável, porque muito se fez não só pela advocacia, mas pela sociedade brasileira”. Vasquez apontou, como exemplos, o Curso Preparatório da Advocacia, realizado pela FESAC e tem sido copiado por outras OABs do País, e a instalação de cursos presenciais no interior do Estado.