Quem vai pegar a estrada, neste Carnaval, e precisa encher o tanque de combustível, deve rodar um pouco pela cidade e pesquisar, antes de abastecer. Isso porque a diferença entre o valor mais barato do litro de gasolina comum e o mais alto, em Fortaleza, chega a R$ 0,40. Segundo levantamento de preços realizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), na semana passada (veja quadro ao lado), em 73 postos da Capital, o valor mínimo estava em R$ 2,399, e o máximo, em R$ 2,799.

Conforme levantamento realizado por O POVO, no mês passado, o valor mínimo, em Fortaleza, era de R$ 2,47, enquanto o valor máximo encontrado era de R$ 2,79. Segundo o assessor de economia do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Ceará (Sindipostos), Antônio José Costa, a oscilação de preços nos postos de gasolina de Fortaleza acontece devido aos descontos dados pelas distribuidoras. “É por isso que fica nesse sobe e desce. A gasolina é uma mercadoria muito volátil. Quando determinada distribuidora tira o desconto, alguns postos que não têm estoque, elevam logo o preço, outros seguram um pouco mais”, explica.

Audiência Pública

No início do ano, o Banco Central (BC) divulgou nota afirmando que o preço da gasolina, em 2012, ficaria estável, ao contrário da situação de 2011. Na nota divulgada pelo BC, onde consta a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), os motivos para a estabilidade seriam a própria redução da taxa básica de juros (a Selic) realizada no ano passado e este ano, além de que, em 2011, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou elevação de 6,5%, contra 5,91%, no ano anterior. A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), por meio da Comissão de Estudo e Defesa da Concorrência, deverá realizar audiência pública para discutir a variação do preço da gasolina, em Fortaleza. Deverão participar do encontro representantes do Sindipostos, do Ministério Público, Procon, Decon, e da ANP.

Fonte: O Povo