Os noventa tribunais brasileiros já começaram a se mobilizar e estimular os cidadãos para a realização da 7ª. Semana Nacional de Conciliação, que acontecerá de 7 a 14 de novembro em todas as unidades da federação. Na edição de 2012, é dada como certa uma performance superior ao mutirão do ano passado quando foram realizados 168 mil acordos. Os cinco dias de audiências de redução dos estoques de processos litigiosos e de promoção da cultura da paz movimentaram valores próximos a R$ 1 bilhão.

O otimismo das comissões organizadoras no êxito da nova edição da Semana Nacional, que ocorrerá entre as segunda e terceira semanas do próximo mês, é atribuído a dois fatores: a consolidação da Resolução 125/2010, que regulamentou a conciliação como uma política judiciária nacional, e a progressiva implantação de diversos centros de conciliação em todo o país. O coordenador do Movimento Gestor pela Conciliação do CNJ, conselheiro José Roberto Neves Amorim, afirma que a grande novidade da atual edição da Semana de Conciliação é a formação de conciliadores e mediadores como medida de disseminação da política nacional.

“A capacitação de magistrados e servidores garante também a criação de uma rede de pessoas aptas à prática de conciliação no Judiciário brasileiro, o que certamente se refletirá não apenas nos índices da próxima Semana de Conciliação como também nos resultados obtidos ao longo deste ano nos diversos mutirões que são feitos de janeiro a dezembro”, resume o conselheiro Neves Amorim.

Serviço – Os tribunais de Justiça já estão desenvolvendo práticas e programas para facilitar e estimular a participação dos cidadãos na 7ª. Semana Nacional de Conciliação. De um modo geral, as instituições criaram links de acesso nas páginas iniciais dos respectivos endereços eletrônicos e definiram estratégias particulares para promover as conciliações.

Fonte: CNJ