A Diretoria Subseção de Aracati da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE) tomou posse na noite desta terça-feira, 29,, para o triênio 2013/2015. A posse aconteceu na sede da Subsecional, inaugurada na gestão passada. Assumiu a presidência o advogado João Teobaldo de Sousa. O vice-presidente é Lúcio Telmo Meireles de Oliveira Júnior, as secretárias geral e adjunta são Célia Maria Serpa Marques e Raimunda Lúcia Guedes, respectivamente. Como tesoureira, assume Leandra Olinda Porto Maia, ex-presidenta da entidade.

A principal proposta do novo presidente é investir na defesa das prerrogativas da advocacia local. “Pretendo dar continuidade ao brilhante trabalho desenvolvido pela gestão anterior sempre por meio de uma parceria saudável com o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro”, destacou Teobaldo.

Esta foi a primeira posse a se realizar na sede da Subsecional. “Vamos combater a morosidade processual que tanto atravanca a atividade do advogado e prejudica a população. Lutaremos contra a falta de juízes, problema grave que afeta a nossa região e o nosso Estado”, prometeu o presidente da Subseção, que ressaltou a luta da advocacia da região pela nomeação de juízes titulares em Aracati. Reivindicações encampadas pela Secional Ceará, que promoveu audiências públicas, reuniu-se com o então presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador José Arísio Lopes da Costa, e cobrou solução para a falta de magistrados e servidores naquela comarca.

Após tomar compromisso da nova diretoria da Subseção de Aracati, Valdetário Monteiro reafirmou, em seu discurso, o compromisso de manter a campanha em defesa das prerrogativas profissionais e por uma justiça mais célere. Aquele momento,  para o presidente reeleito da OAB-CE, era de festa e de júbilo, pois estavam sendo materializados dois sonhos. O primeiro, é a presença de juízes, promotores e defensores públicos em Aracati, assegurado infraestrutura mínima para o funcionamento do Judiciário. O outro, é a sede da Subseção. Antiga reivindicação da advocacia da região do Baixo Jaguaribe, foi inaugurada na gestão passada. Além de assegurar conforto aos advogados e advogadas, o equipamento possibilita a capacitação de colegas, uma vez que dispõe de salas de aula onde são realizados cursos telepresenciais.

A solenidade foi prestigiada não apenas por advogados e advogadas que militam na região, mas por colegas de Fortaleza. Além de Valdetário estiveram presentes o secretário geral e tesoureiro da OAB-CE, respectivamente Jardson Cruz e Marcelo Mota; o tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Cerá (CAACE), Renan Viana; além de conselheiros estaduais e membros do Tribunal de Ética de Disciplina (TED).

Diretoria:

Presidente: João Teobaldo de Sousa

Vice-presidente: Lúcio Telmo Meireles de Oliveira Júnior

Secretária-Geral: Célia Maria Serpa Marques

Secretária-Geral Adjunta: Raimunda Lúcia Guedes

Tesoureira: Leandra Olinda Porto Maia

Suplentes: Marcos José de Castro Saraiva, Francisco Carlos Valério Garcia, João Climarcos Ferreira, Esther Silva e Francisco Julimar Silva

 

Veja as fotos da posse: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.495740933801553.101298.278017942240521&type=1