A juíza titular da 1ª Vara da Comarca de Aracati, Ana Celina Monte Studart Gurgel Carneiro, diminuiu em 70% o número de processos conclusos em apenas oito meses de trabalho. A proeza, segundo a juíza, foi resultado de um trabalho em equipe.

No momento em que assumiu a Comarca de Aracati, em julho de 2012, existiam 2.068 processos conclusos, dos quais diminuíram para apenas 601. Isso representa uma porcentagem de 70,93% de baixa nos processos. A estatística é referente ao período de julho do ano passado a fevereiro de 2013. Os dados indicam que foram julgados uma média de 84 processos por mês. Além disso, a juíza proferiu 3.173 despachos no mesmo período.

A magistrada proferiu ainda mais de 300 decisões interlocutórias, tais como homologação de flagrante, pedidos de busca e apreensão em processos criminais, relaxamento de flagrantes, entre outras. Além disso, no mesmo período, a juíza estava respondendo pela Comarca de Icapuí.

O resultado obtido pela juíza Ana Celina na 1ª Vara da Comarca de Aracati atingiu o Índice de Alcance de Metas (IAM) de 100% em todas as avaliações semestrais realizadas. De acordo com a juíza, a Comarca de Aracati era a mais reclamada pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE) quanto à dificuldade em diminuir a quantidade de processos a serem julgados.

Na foto: Presidente da OAB-CE, Valdetario Mondeiro, acompanhado do presidente da Subsecional da OAB em Aracati, João Teobaldo de Sousa; a juíza titular da Comarca de Aracati, Ana Celina Studart, e o tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Renan Viana.