O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE), Ricardo Bacelar, foi nomeado, na última terça-feira (21), membro da Comissão Nacional de Relações Internacionais da OAB Nacional.

A Comissão de Relações Internacionais tem o objetivo de prestar assessoria técnica e consultoria à Diretoria do Conselho Federal e ao Conselho Pleno em assuntos pertinentes às relações exteriores institucionais da OAB; participar e promover a organização em eventos nacionais e internacionais que visem a integração mundial da advocacia; cooperar e promover o intercâmbio do Conselho Federal da OAB com organizações congêneres no exterior, e com as entidades internacionais de advogados.

Além disso, a Comissão será também responsável por estimular a criação de mecanismos permanentes de troca de informações e intercâmbio cultural em assuntos internacionais de interesse dos advogados; constituir um canal de difusão da cultura jurídica brasileira no exterior; e divulgar no exterior a experiência brasileira de exercício da advocacia e organização institucional.

Ricardo Bacelar agradece aos presidentes Marcus Vinícius (OAB Nacional) e Valdetário Andrade (OAB-CE) pela confiança e oportunidade de trabalho na Comissão. Além de Ricardo Bacelar, foram nomeados outros nove advogados do Brasil para integrar a Comissão de Relações Internacionais, conforme a Portaria 11/2013.