Todas as 283 escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza deverão ser visitadas por advogados das comissões temáticas da OAB-CE, como parte do programa OAB Educar – uma aula de cidadania. Esta foi uma das decisões da primeira reunião de planejamento do programa, realizada na noite desta terça feira (8), na sede da entidade. A reunião foi dirigida pelo vice-presidente e coordenador das comissões, Ricardo Bacelar, e teve a participação de representantes das comissões que já manifestaram interesse em se engajar no mutirão de informação para a cidadania. “Qualquer advogado de qualquer comissão pode e deve participar”, argumentou Bacelar, referindo-se ao contingente de mais de quinhentos advogados que integram as comissões. “Se cada um visitar uma ou duas escolas no tempo que for disponível, poderemos fazer um grande trabalho”, calculou.

Todos os representantes de comissões presentes apresentaram sugestões ao projeto. Entre as propostas de maior aceitação estão a de que as palestras tratem de direitos e também de deveres, tendo a Constituição como fonte e guia das explanações; que sejam abordados temas que de interesse das comunidades onde se localiza a escola; que os temas sejam expostos de forma coloquial e de acordo com a faixa de idade/escolaridade do público; que sejam utilizados grupos de teatro e outras linguagens artísticas; que os pais dos alunos também sejam atraídos aos encontros; e que, em caso de concursos de redação com premiações, alunos e professores vencedores sejam contemplados. No final, foram criados quatro subgrupos que se reunirão nos próximos dias para definir os detalhes do projeto, no que concerne à metodologia, à logística, à articulação com a Secretaria Municipal de Educação e à articulação com os membros das comissões.

Participaram da reunião os seguintes membros de comissão: Fernanda Teles (Direito Administrativo), Rossana Brasil (Políticas Públicas sobre Drogas), Tânia Coutinho (Advogado Público), Bruno Queiroz (Contas e Orçamentos), Paulo Santana (OAB Comunidade-Escola), Edimir Martins (Direitos Humanos), Susana Ribeiro Costa (Direitos Humanos), Camila Borges (Direito do Trabalho), Rodrigo Correia de Sousa (Prerrogativas do Advogado), Adolfo da Silva Barros (Prerrogativas do Advogado), Marcelo Batista Viana (Matrizes Energéticas), Edson Augusto Lopes (Direito Internacional). A ouvidora da OAB-CE, Wanha Rocha, esteve presente e assegurou sua participação no OAB Educar.