O conselheiro da OAB-CE, Pedro Bruno, representou a Ordem, na audiência pública que discutiu uma proposta de calendário do mercado e da sociedade, para os dias de jogos da Copa do Mundo. A audiência foi realizada na tarde desta segunda feira (24), na Assembleia Legislativa, atendendo ao requerimento da deputada Fernanda Pessoa. O centro do debate foram os feriados, que modificam a dinâmica da capital, com forte reflexo na mobilidade urbana. Mas que, segundo as associações de empresários da indústria e do comércio “trazem prejuízos”.

Pedro Bruno informou, em sua fala, que o Conselho da Ordem discutirá esse e outros assuntos relacionados à Copa. E adiantou que, na sua visão particular, haveria a tendência de que a OAB-CE se posicione contra a proposta de decretação de ponto facultativo para servidores do Estado nos dias de jogos, o que, na prática suspende o serviço no Ministério Público, nos juizados, fóruns e no Tribunal. “O judiciário não pode parar”, afirmou. Ao final da audiência, houve o consenso de propor que os servidores públicos tenham ponto facultativo duas horas antes das partidas.

Outro ponto fechado foi propor que a iniciativa privada, da indústria, do comércio ou dos serviços, decida livremente se funciona ou não, ou como será o expediente dos funcionários nos dias de jogos. As sugestões anotadas serão encaminhadas ao presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, com o pedido de que as encaminhe ao governador Cid Gomes. Também estiveram representadas na mesa a FIEC, a CDL, a FECOMÉRCIO, a FACIC, a Associação Comercial e, pelo Estado, a Secretaria do Esporte. Outras entidades ocuparam a platéia e também se manifestaram.