O aniversário de 70 anos do funcionário “patrimônio” da OAB-CE, Calvino Pereira da Silva, foi comemorado por diretores e colegas, na tarde desta quarta feira (2). A festa foi uma surpresa, com bolo e refrigerante, que deixou o aniversariante emocionado. O gerente geral Calvino é o funcionário mais antigo da Seccional. Há 52 anos na Ordem, ele é conhecido como a “memória viva da Instituição”.

Os votos de parabéns começaram a chegar logo cedo. O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, postou em sua página no Facebook: “Sou feliz demais em contar com o maior amigo da advocacia cearense, Seu Calvino!”. E fez um agradecimento público, reconhecendo os anos de dedicação: “Parabéns pelos 70 anos de idade e décadas de Ordem dos Advogados do Brasil! Obrigado amigo!”.

Diante das homenagens dos colegas, Calvino manteve a humildade que marca seu caráter. “Eu não mereço nada disso”, afirmou. “Prevendo que podia acontecer alguma coisa”, confessou, “eu trouxe um pequeno discurso”.  Com a singeleza que lhe é peculiar, citou Sêneca, numa reflexão que faz sobre o envelhecer. E emocionou a todos.

Veja abaixo o discurso de Calvino na integra:

“Aniversário é um momento especial de renovação para a alma e o espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós a capacidade de recomeçar a cada ano.

Faço aniversário hoje, chego aos 70 anos. Já percebo o peso da idade pelo meus cabelos cor de prata e pelas marcas no meu rosto. Sinto que essa idade não combina muito com o meu espírito, pois sinto o meu espírito tão jovem. Chego aos 70 anos com a mesma garra dos 18 anos, só mais experiência de vida, com o coração transbordante de amor pela minha família e pelos meus amigos e amigas. Apesar dos pesares chego aos 70 anos na esperança de um mundo mais justo e sem guerras. Um mundo onde as crianças e os idosos sejam mais amados e respeitados. Um mundo sem poluição. Um mundo com justiça e paz. Um mundo onde as pessoas vivam sem medo. Chego aos 70 anos com dignidade, pois construí a minha história sem receio de ler o enredo do passado. É muito bom completar mais um ano de vida, especialmente, quando esse aniversário é de 70 anos. Poder agradecer a Deus este tempo junto daqueles a quem a gente quer bem, esposa, filhos, netos, colegas de trabalho e os amigos verdadeiros, e receber o carinho de toda essa gente. Fazer 70 anos é ter a oportunidade de ajudar mais pessoas, aprender e ensinar. É vivenciar outras dores, mas é também, oportunidade de ouvir a natureza através do canto dos pássaros. Completar 70 anos é possibilidade de sentir a brisa da manhã, ver o sol nascer e se pôr, sentir o perfume das flores, andar na areia da praia, sentar e olhar o infinito, onde a mão de Deus se faz presente a todo instante. Completar 70 anos não é tão ruim, como muitos pensam. Nada tenho a reclamar, só agradecer a Deus por tudo, pelo dom da vida, pela luz dos meus olhos, pela sabedoria e paciência, enfim por tudo. Como disse Sêneca (célebre advogado, filósofo e escritor Romano):

“Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a. Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem. Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres”. Assim, envelhecer não assusta.

Só espero que Deus me presenteie com mais anos de vida, se assim for a sua vontade. Neste instante sinto uma profunda ausência, daquela que foi minha colega de sala, ela sempre falava do meu aniversário de 70 anos, até marcou no seu calendário o dia 2 de abril. Refiro-me a Fabíola, como eu sempre a chamava. Ela se foi embora muito cedo, ainda na aurora da vida, agora é só saudade. Mas a vida é assim mesmo. Quero agradecer a todos vocês pelo carinho. Agradecer aos amigos e amigas que me telefonaram e enviaram mensagens, e em especial agradecer ao meu amigo Valdetário Andrade Monteiro e aos demais membros da diretoria da OAB, pela deferência que me tem dispensado. Muito obrigado pela festa. Não mereço tanto. Obrigado. ”