10297781_716836281692016_11074923349916828_nO constitucionalista Paulo Bonavides foi homenageado no Plenário do Conselho Federal da OAB. Uma placa de honra foi entregue pelo presidente da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, em agradecimento aos relevantes serviços prestados à advocacia e à sociedade brasileira.

“É um jurista do Nordeste, do Brasil e do mundo. Bonavides é um dos constitucionalistas mais respeitados da história. O ministro Luís Roberto barroso diz que, se o Brasil falasse inglês ou alemão, Paulo Bonavides sem dúvidas seria o maior constitucionalista de todos os tempos. É dono de inúmeras obras sobre democracia participativa, poderes da República, governança, entre outros temas fundamentais do Estado democrático de direito. Fica aqui o nosso sincero reconhecimento pelos excelentes trabalhos prestados e pela sabedoria que sempre colhemos em suas palavras”, agradeceu Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Em suas palavras, Paulo Bonavides não poupou elogios à OAB. “Esta é, em verdade, uma homenagem fulminante da mais prestigiosa instituição da democracia na América Latina. Recebo comovido esta insígnia e quero agradecer profundamente à OAB por este presente. Tenho procurado ser um combatente da democracia, do Estado de direito, do Estado social cuja teorização busquei estabelecer sempre, desde a minha defesa de tese na Universidade Federal do Ceará, em 1958”, recordou.

O constitucionalista disse ainda que “aquele pensamento em defesa de instituições livres em uma democracia nunca morrerá”. Bonavides também se mostrou orgulhoso pelo convite para presidir a primeira sessão da Comissão da OAB do Código de Processo Constitucional. “É este constitucionalismo produzido pela revolução das ideias que queremos. Dentro desse espírito da Carta Magna de 1988, resguardamos os direitos fundamentais e evoluímos continuamente”, encerrou.