maxresdefaultUma confusão aparentemente iniciada por um dos cinco seguranças que acompanhavam Carlos Fernando Siqueira Castro, carioca que concorria a uma das vagas do Ceará no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil na chapa do candidato derrotado Edson Santana, chamou a atenção dos eleitores que estavam no Centro de Eventos de Fortaleza nesta sexta-feira (20/11).

O caso começou depois que o fotógrafo da chapa que concorria contra Siqueira Castro tirou uma foto de um dos seguranças que acompanhavam o então candidato ao Conselho Federal. O problema é que a imagem deixava claro que o segurança acompanhante do candidato, que também trabalhava para o pai do advogado no local, Carlos Roberto de Siqueira Castro — que acaba de ser reeleito conselheiro federal da OAB pelo Rio de Janeiro —, portava uma arma de fogo e usava um colete à prova de balas.

Ao perceber o ocorrido, o segurança, segundo o advogado Waldir Xavier, foi até o fotógrafo de maneira truculenta, apontando o dedo e exigindo que o material fosse apagado, o que não ocorreu. No meio da discussão, o fotografado entrou em uma área restrita aos advogados e foi convidado a se retirar de lá por um dos integrantes da comissão eleitoral, a advogada Clara Petrola.

Isso fez com que a advogada também fosse ameaçada. Waldir Xavier conta que o segurança disse à advogada: “O mundo da voltas, e eu lhe pego lá fora”. Por causa da confusão, a Polícia Militar foi acionada e o caso está sendo analisado no 2º Distrito Policial de Fortaleza.

Segundo relatos de pessoas presentes no local, o candidato Siqueira Castro tentou apaziguar os ânimos e afirmava que o seu segurança não estava portando arma. Porém, na delegacia, o acompanhante do candidato confirmou a existência da arma, mas disse que o objeto estava guardado no carro.

O segurança continuava preso na delegacia até a noite de sexta (20), considerando que não apresentou porte de arma. O fato é o primeiro caso de segurança armado em eleição da OAB cearense e chamou a atenção dos mais de dez mil advogados que não entenderam o fato de um carioca concorrer a uma vaga de representação do Ceará e ainda vir a eleição fortemente municiado de seguranças e com colete a prova de balas. Tudo foi registrado na ata final da eleição da  OAB Ceará, que teve somente este incidente envolvendo a segurança armada dos Siqueira Castro, e vencedor o candidato da chapa “Todos pela Ordem”, Marcelo Mota.

Com informações do CONJUR. (http://www.conjur.com.br/2015-nov-20/briga-envolvendo-seguranca-candidato-oab-ce-delegacia)

boletim 2

boletim 1