O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) aprovou, nesta quinta-feira (28/04), durante a 6ª Sessão Extraordinária, desagravo contra delegada de Polícia Civil. A profissional impediu o advogado Antenor Alves de Sousa Junior de acompanhar depoimento de cliente.

O processo de desagravo tramitou inicialmente pela Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados e Valorização da Advocacia (CDPA) da OAB Ceará. O pedido ocorreu a propósito do fato de o advogado ter sido impedido de acompanhar, em determinada ocasião, depoimentos testemunhais na lavratura plena do autor de flagrante, por parte da delegada da Polícia Civil do Estado do Ceará, lotada no 30º Distrito Policial, em Fortaleza, Bacharela Nelma Cristina Cunha Rodrigues.

O pedido de desagravo foi analisado, julgado e deferido pelo Conselho Seccional da OAB/CE em 22 de fevereiro de 2016. Sobre a decisão, o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, ressaltou que a Ordem está lado a lado com os advogados. “Enquanto houver agressões a um advogado, este ato cairá em cima dos mais de 30 mil advogados representados pela Ordem, e essa casa não descansará enquanto as medidas cabíveis não forem tomadas”, afirmou o presidente.

O advogado Antenor Sousa Junior, ao tomar a palavra durante a sessão, ressaltou que se sentiu abraçado pela OAB. “Este ato mostra que os advogados não estão atuando sozinhos. Existe uma equipe, uma classe, que atua em favor de todos nós”, concluiu.