reuniao_assemA diretoria da OAB Ceará esteve reunida na manhã desta terça-feira (07/06) com o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque e com o deputado Evandro Leitão. Na pauta, a tramitação do projeto de lei enviado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para diminuir a quantidade de Turmas Recursais, órgãos colegiados formados por juízes de Primeira Entrância responsáveis por julgar os recursos oriundos dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e Fazendários.

Na ocasião, os parlamentares acordaram que vão retirar de pauta o projeto de lei, que seria votado na próxima quinta-feira (09/06), até que ocorra uma reunião entre as instituições interessadas.

“O Judiciário é um serviço essencial para a população. Nós sabemos das limitações orçamentárias, mas não podemos punir a população, que merece um judiciário eficiente e que julgue os processos em tempo hábil. Os Juizados Especiais é uma Justiça mais célere, que atende a maior parte da população. Diminuir as Turmas Recursais é restringir o acesso da população à justiça. A OAB Ceará está vigilante porque defende a bandeira da nossa sociedade”, destacou o presidente Marcelo Mota.

“A OAB Ceará, através da Comissão de Acompanhamento Legislativo, provocou a tempo a Assembleia Legislativa, e mostrou o prejuízo e retrocesso que representa a diminuição das Turmas Recursais. Entendemos as limitações orçamentárias, mas não iremos admitir medidas unilaterais, sem diálogo com as instituições envolvidas, prejudicando o acesso à justiça. A OAB está vigilante”, destacou a vice-presidente, Roberta Vasques.

PROJETO DE LEI

A OAB Ceará tomou conhecimento a respeito da tramitação do projeto de lei por meio da Comissão de Acompanhamento Legislativo. “Saímos esperançosos, com o sentimento de que fomos atendidos até onde foi possível. É importante para a OAB Ceará e para a Assembleia que as instituições mantenham um diálogo nos sentido de encontrar soluções menos traumáticas para a sociedade”, destacou o presidente da Comissão, George Emanuel.

“Nós tínhamos 18 juízes nas Turmas Recursais. Ano passado foi reduzido para 12 e, agora, o Poder Judiciário quer reduzir para nove, o que é um grande prejuízo para a advocacia e para a sociedade, que tanto precisa de um Judiciário ativo e eficaz”, destacou o relator do processo, Sormane Freitas, membro da Comissão de Acompanhamento Legislativo e conselheiro da OAB Ceará.

Também participaram da reunião o diretor de Relações Institucionais, Pedro Bruno Amorim; o vice-presidente da CAACE, Waldyr Xavier e o advogado Carlos Frederico.