Na manhã desta segunda-feira (24/05), teve início o segundo dia da VII Conferência Internacional de Direitos Humanos. Durante a manhã, palestrantes debateram, em cinco fóruns, temas de grande relevância para a garantia e a promoção dos Direitos Humanos. A conferência segue até amanhã (25/05), no Centro de Eventos de Fortaleza.

Fórum 01: Criminalização da Pobreza e Violência Urbana / Direito à Cidade: urbanização e gentrificação
A discussão girou em torno da criminalização da pobreza, trazendo a vertente das emoções sociais, políticas e geográficas de grupos sociais como crianças e adolescentes, bem como discutiu o processo que está ocorrendo no Estado do Ceará com relação à pobreza. Os palestrantes também debateram sobre as políticas públicas. Estiveram presentes como presidente de mesa, Deodato Ramalho Neto; como secretário, Christopher Pinho Ferro Scapinelli, e os palestrantes Felipe Santa Cruz, Daniella Maria dos Santos Dias e Carlos Nicodemos.

Fórum 02: Proteção de Imigrantes e Refugiados – Desafio Contemporâneo
Nas discussões do segundo fórum, entraram em pauta a constante chegada de imigrantes ao Brasil, bem como os presentes debateram sobre a falta de capacidade e políticas para receber os imigrantes em território brasileiro. Estiveram presentes como presidente de mesa, Eduardo Rodrigues de Souza; como secretária, Delasnieve Miranda Daspet de Souza, e os palestrantes João Felix de Santana Neto, Arnelle Rolim Peixoto e Aryadne Bittencourt.

Fórum 03: Inclusão das Pessoas com Deficiência – Políticas Pública
O terceiro fórum trouxe à tona os direitos das pessoas com deficiência, bem como a discussão sobre a elaboração de políticas públicas para garantir a inclusão dessas pessoas na sociedade atual. Estiveram presentes como presidente de mesa, Paulo Roberto Mariano Pires; como a secretária, Flavia Santos Murad, e os palestrantes Rita de Cassia Fuentes Luz Suenaga, Joaquim Santana Neto e Joelson Dias.

Fórum 04: Liberdade Religiosa e Liberdade de Expressão no Estado Laico
O principal destaque do Fórum 4 se deu em razão da intolerância religiosa, principalmente no que diz respeito às religiões afro-brasileiras. De acordo com os palestrantes, é necessária a ampla tolerância e o respeito a todas as religiões para que o cidadão possa compartilhar sua fé com tranquilidade. Estiveram presentes como presidente de mesa, Félix Angelo Palazzo; como secretária, Jailene Castelo Bessa, e os palestrantes Valdetário Monteiro, Hédio Silva Júnior, Pe. Antonio Lopes, Maíra Santana Vida e Martônio Mont’Alverne Barreto Lima.

Fórum 05: Direito à Terra – Comunidades Quilombolas e Tradicionais / Povos Indígenas, Resistência e Luta pela Terra
Neste fórum, foram discutidas as situações de povos indígenas que vivem a margem de seus territórios e lutam para que estes sejam demarcados. Os representantes presentes questionaram sobre a omissão do poder público perante essas comunidades quilombolas e dos povos indígenas. Estiveram presentes, como presidente de mesa, Rafael Silva; como secretário, Roberto Gonçalves de Freitas, e os palestrantes Antonio Oneildo Ferreira, Gustavo Kenner Alcantara, Carlos Eduardo Barbosa Paz, Roberto Antonio Liebgott e Rodolfo de Freitas Jacarandá.