A manhã desta terça-feira (19), marcou o momento de emoção e realização para os 51 jovens advogados e advogados que receberam suas carteiras, durante cerimônia realizada no auditório da OAB Ceará.

O presidente da seccional cearense, Erinaldo Dantas, em seu discurso reforçou uma das principais bandeiras da gestão, o combate à corrupção. Além de enfatizar o cuidado e a responsabilidade com a informação em tempos de Fake News.

Dantas defende a criminalização do caixa 2 de campanhas. “A medida é um importante passo e forma de combater à corrupção. Atualmente, não existe um crime específico para o caixa 2, mas é preciso mudar isso e avançar na garantia de mais transparência”, afirmou.

Durante a cerimônia, o presidente da OAB Ceará ainda citou a importância do combate à noticias falsas na internet, conhecidas como “Fake News”. Como exemplo, destacou os recentes ataques veiculados pela imprensa ao presidente do Conselho Federal, Felipe Santa Cruz. “Uma das postagens afirmava que o presidente da OAB Nacional estava ao lado do italiano Cesare Battisti, em uma foto tirada no presídio da Papuda, em Brasília, no ano de 2009. A informação é falsa e mostra ainda mais o quanto precisamos ter compromisso com a verdade e buscar fontes verdadeiras”, discursou Dantas.

O diretor para a Jovem Advocacia, Fernando Martins, desejou boas-vindas aos novos colegas de classe e destacou os benefícios da OAB Ceará. “Aqui, vocês podem contar com todo o apoio necessário. Temos o Centro de Apoio para os advogados (as), uma diretoria especificar para tratar dos assuntos da Jovem Advocacia, salas de estudos, tribunal de defesa das prerrogativas. Aqui vocês são bem recebidos”, afirmou.

Os novos inscritos na OAB Ceará ainda tiveram a oportunidade de conhecer os serviços que a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) oferece para a advocacia. “São mais de 600 convênios e com o aplicativo da CAACE o associado pode ter na mão uma listagem de todos os serviços disponíveis”, explicou o presidente da CAACE, Sávio Aguiar.

O vice-presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA), Wyllerson Matias, destacou para os presentes a importância da união do Sistema OAB. “Estamos aqui para ajudar vocês tanto no âmbito educacional, na defesa das prerrogativas, saúde e lazer. Somos todos parte de uma família”, afirmou.