A Comissão de Direitos Humanos da OAB/CE divulgou um mapeamento da população em situação de rua e as políticas de proteção em face da pandemia causada pela COVID-19. O relatório atende às solicitações do Grupo de Trabalho Políticas para a População de Rua, da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, aprovado em 08 de abril de 2020 em sua plenária.

De acordo com a presidente da comissão de Direitos Humanos da OAB Ceará, Virgínia Porto, a população de rua encontra-se em grave situação de vulnerabilidade social, sanitária e de saúde pública, com poucas condições de prevenção frente a proliferação do coronavírus em nosso estado. “A Comissão participa de vários coletivos para debater o tema. Entendemos que a melhor estratégia é fortalecer os grupos locais já existentes e articular o tema na Comissão, evitando sobreposição de esforços e atividades”, pontuou.

O referido mapeamento foi composto a partir de dados secundários, produzidos por organizações que atuam com o tema, mas a situação de isolamento condicionado pela Pandemia da COVID 19 restringe bastante as possibilidades de mapeamento.

A Comissão de Direitos Humanos da OAB/CE é presidida pela advogada Ana Virgínia Porto e o tema em epígrafe é articulado pela advogada Leila Paiva, membra da comissão.

Clique aqui para acessar o mapeamento completo.