A Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Ceará vem externar seu total REPÚDIO à conduta da Plataforma ESTRATÉGIA CONCURSOS, diante de publicação em suas redes sociais de conteúdo de natureza sexual que fomenta a cultura do estupro e o racismo, no último dia 12 de maio do ano em curso. A citada plataforma divulgou imagem na qual três homens negros sem camisa, carregam nos braços uma mulher branca que aparenta estar nua.

No texto da postagem, a Plataforma compara a imagem de um possível estupro, às dificuldades que estudantes enfrentam com questões de determinada banca de concurso, afirmando ainda que sem a rotina adequada “a situação fica preta”.

Após as inúmeras reações negativas, inclusive dos próprios alunos e alunas da plataforma, a mesma retirou o conteúdo do ar. No entanto, apesar de emitir Nota Oficial na qual consta um pedido de desculpas pela publicação, a Plataforma Estratégia Concursos respondeu a uma seguidora que exigia a retratação, que se tratava de “mimimi”.

É preocupante que uma prestadora de serviços cujo público é majoritariamente formado por estudantes que pretendem ingressar na carreira jurídica, ridicularize a dor e o sofrimento de mulheres vítimas de violência sexual e reforce o racismo que afeta os homens negros. Não custa ressaltar que atos de discriminação em razão de gênero e raça, além de representarem grave ofensa aos direitos humanos, são absolutamente incompatíveis com o Estado Democrático de Direito e com a formação dos profissionais da área.

A Comissão da Mulher Advogada e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Ceará não compactuam com esse tipo de publicidade ou qualquer conduta semelhante e, por tal razão, não poderia omitir-se diante da gravidade da ofensa às minorias sociais afetadas pelo fato.