O eminente jurista Dalmo Dallari já versava que “ao advogado compete assegurar a força jurídica àqueles que não dispõem de qualquer outra”.

Com efeito, a célebre declaração ratifica materialmente o evidente protagonismo da advocacia em favor da cidadania em momentos decisivos da sociedade brasileira. Em seus mais de 90 anos de história, muitos são os desafios nacionais que se apresentam e a OAB, atenta aos compromissos constitucionais e legais assumidos, tem sempre se colocado, por meio de suas instâncias, ao lado da sociedade, em defesa dos valores democráticos, da legalidade e da justiça social.

No Ceará, a Ordem dos Advogados tem no trabalho de suas atuais 96 Comissões Temáticas, exercido seu mister técnico e social de interlocução com as mais variadas áreas do conhecimento e debates da sociedade. Um trabalho de amplitude e diversidade que congrega mais de 3000 advogadas e advogados inscritos, por todo o estado do Ceará, que voluntariamente contribuem, por meio de suas ações, com discussões que vão desde o conhecimento jurídico sobre áreas como Direito Previdenciário, Bancário, Trabalhista, Civil, dentre outros, até debates nacionais como o combate à corrupção, igualdade racial e diversidade sexual e de gênero.

Há, principalmente, de se destacar a importância de dezenas destas Comissões que trabalham em temáticas sociais de defesa de direitos de segmentos vulneráveis como crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pacientes de doenças raras, dentre outras. São inúmeros eventos, serviços e campanhas regularmente realizados e que congregam, dentro de sua diversidade temática, valores comuns a todo o Sistema OAB como a defesa da democracia, o respeito à paridade de gênero e aos direitos humanos, princípios fundamentais da Constituição.

É por todo este trabalho de Comissões, articulado com todas suas demais instâncias institucionais, com destaque para a Escola Superior da Advocacia, que a OAB Ceará firma seus passos para os dias que virão, sempre em sintonia com seu histórico de protagonismo e engajamento com os anseios da sociedade cearense.

Clique aqui e confira o artigo publicado pelo jornal O Povo.

Por Raphael Castelo Branco, coordenador geral adjunto de Comissões da OAB-CE.