Em uma atuação conjunta com a Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), a OAB Ceará está atuando, neste domingo (2/10), durante o pleito eleitoral de 2022, no plantão para recebimento de demandas relativas à violência de gênero na política, envolvendo candidatas ou eleitoras cearenses por ocasião do 1° turno.

Pela Ordem cearense, participaram da abertura da operação a presidente em exercício, Christiane Leitão, a conselheira federal e ouvidora Nacional da Mulher da OAB Nacional, Katianne Wirna, e o coordenador adjunto das Comissões Temáticas, Raphael Castelo Branco.

O plano foi firmado através da ouvidora da Mulher, na pessoa da juíza Kamile Moreira Castro; o secretário de SSPDS, delegado Sandro Luciano Caron de Moraes; e a diretora do DPGV da SSPDS, delegada Arlete Gonçalves Silveira. Para a juíza Kamile Castro, “a operação foi pautada pela união de esforços das instituições em prol da prevenção e da repressão dos atos de violência, assédio e discriminação contra as mulheres e da busca pela a paz e segurança das eleições de 2022 com a intensificação de ações conjuntas”.

De acordo com Christiane Leitão, “a OAB-CE acompanhará as eleições durante todo o dia, abertos a atuar na defesa das prerrogativas de atuação de todos os advogados e advogadas em serviço, independentemente de qual candidato representem. Estamos unindo forças com o TRE para proporcionar a defesa intransigente da democracia e um pleito seguro para todos os cidadãos e cidadãs”, disse.

Nessas eleições, o estado do Ceará possui 354 candidaturas femininas (35%) e 3.603.756 eleitoras (53%). A iniciativa faz parte de plano de atuação conjunta entre a Ouvidoria da Mulher e o Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará.

A apresentação da operação foi realizada pela Diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará, Arlete Silveira. Sobre o plantão, a delegada Arlete afirmou que “a iniciativa surgiu de um diálogo interinstitucional construído em prol da defesa do Estado Democrático de Direito e da participação efetiva de mulheres nos processos decisórios”.

Os atendimentos podem ser realizados:

• Presencialmente na nova sede do TRE (Rua Dr. Pontes Neto, 800, Luciano Cavalcante);
  • WhatsApp: 85 99430-6318;
  • Telefone: 85 3453-3857.

PLANTÃO DA OAB-CE

Neste domingo, 2, a OAB-CE estará em regime de plantão para a defesa das prerrogativas da advocacia. A assistência será realizada das 8h às 18h, por membros do Centro de Apoio ao Advogado e Defesa da Advocacia. Os advogados e advogadas que forem vítimas de violação de suas prerrogativas devem acionar a Ordem imediatamente. A denúncia deve ser feita de forma presencial, ou pelos telefones: (85) 9911.5533 / 98118.2499 (WhatsApp).