A apresentação musical do artista Waldonys, abriu os trabalhos do V Congresso Brasileiro de Direito Sindical, realizado nesta quinta-feira (16), na sede da OAB-CE, com o tema “Sindicalismo e democracia: os desafios e perspectivas da classe trabalhadora no atual venero brasileiro”. A solenidade foi iniciada com as boas vindas aos participantes e apresentação de autoridades presentes. Logo após, o hino nacional foi interpretado pelo artista que também declamou poesias. A programação segue nesta sexta-feira (17).

O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas iniciou sua fala com uma reflexão: “Se não houver contribuição sindical, os sindicatos efetivamente vão acabar”. Dantas comentou que na atual conjuntura do país, se faz necessário que todos possam trabalhar de forma articulada o retorno da contribuição sindical. “Que possamos aproveitar esse momento para ampliar os esforços na defesa de dois pilares: a advocacia sindicalista e a contribuição sindical como obrigatória”, defendeu.

Para a presidente da Comissão Sindical e diretora adjunta de relações institucionais da OAB-CE, Jane Calixto, este momento propõe discussões sobre os desafios e perspectivas da classe trabalhadora. “Precisamos estar atentos, fortes e vigilantes sempre, porque a democracia exige isso de nós. A Comissão de Direito Sindical promove a quinta edição do congresso, que já se tornou tradicional no cenário brasileiro de direito sindical. Vamos discutir como a advocacia e também com as entidades sindicais, que projeto de sindicalismo nós queremos e quais ferramentas utilizaremos para conquistar nosso espaço”, defendeu.

O advogado, autor de livros e professor, Sandro Lunard, ministrou a palestra de abertura do evento, onde falou sobre a importância do sindicalismo e democracia e definiu o trabalhador como expressão organizativa de uma liberdade democrática.“O sindicalismo tem várias expressões organizativas, de luta e de trajetórias distintas, mas tem como premissa o respeito à dignidade humana e o respeito ao trabalhador e trabalhadora brasileira”, pontuou.

Em seguida, os congressistas participaram do 1º Painel com o tema: Os Desafios Atuais para a Reestruturação do Sindicalismo e trouxe como palestrante o presidente da CTB, Adilson Araújo ao lado dos debatedores Beatriz Rêgo Xavier (professora) e Luciano Simplício (presidente da CTB-CE). A secretária geral da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE, Gabryella Ruiz, presidiu a mesa.

O público também participou do lançamento de livros com a presença dos autores de direito sindical, Sandro Lunard e Antonio Célio Martins Timbó Costa.

Compuseram a mesa de abertura o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; a vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão; a presidente da Comissão Sindical e diretora adjunta de relações institucionais da OAB-CE, Jane Calixto; o presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-CE, Rafael Sales; a vice-presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB Nacional, Adhara Camilo, o presidente da CAACE, Waldir Xavier; o presidente do TRT-7, Durval César de Vasconcelos Maia; a vice-presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), Elise Ramos Correia; o presidente da ATRACE, Marcelo Pinheiro; o presidente da CUT-CE, Francisco Wil Pereira; o presidente da CTB-CE, Luciano Simplício; o diretor da Sindissétima, Charles Bruxel e o presidente da Amatra 7, Hermano Queiroz Júnior.