A Ouvidora-geral da OAB-CE, Wanha Rocha, compareceu, na sexta-feira, 1º, à posse da nova ouvidora da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Joyce Ramos. É a primeira vez que uma representante de comunidade tradicional quilombola chega ao cargo, em 13 anos de existência da Ouvidoria Externa. A cerimônia de posse aconteceu na sede da DPCE, em Fortaleza.

A escolha de um ouvidor externo da Defensoria acontece por meio de um processo de seleção que parte do público, corroborado por instituições como organizações não governamentais, associações e sindicatos. O intuito é promover uma ponte entre a sociedade civil e as instituições com a Defensoria Pública, visando uma maior escuta de um público constantemente renegado.

Sobre o cargo, Wanha Rocha o descreveu como “uma balança social”. “A ouvidoria vai fazer um papel importante que é trazer para a Defensoria Pública uma aproximação entre aquele o hipossuficiente, a pessoa que é mais desprovida da questão financeira, para compor e apresentar suas demandas. É uma forma de valorizar o público, isso é importante. É humanizar o tratamento,é incluir”, afirmou a ouvidora.

Na ocasião, a advogada compôs a mesa do evento ao lado de outras autoridades do Estado, como o controlador e ouvidor geral do Estado, Aloísio Carvalho, representando o governador Elmano de Freitas (PT); a defensora geral Elizabeth Chagas; o ouvidor geral da Defensoria do Piauí, Djan Moreira; a presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec), Kelviane Barros; o defensor Jorge Bheron Rocha, representando o Conselho Superior (Consup) da DPCE; além de Alysson Frota, que ocupou o cargo de Joyce, no biênio 2021/2023.

OAB e Defensoria

As ouvidorias da OAB-CE e da Defensoria Pública mantém um histórico de diálogo, algo que deve ser fortalecido com a nova gestão, conforme explica Wanha Rocha. “Acredito que vai haver uma aperfeiçoamento e isso é positivo porque nós advogados e defensores públicos somos contratados pela sociedade e representamos eles. Além de ouvir nós precisamos apresentar as propostas, nós precisamos agir e ajudar as pessoas as demandas. Então as ouvidorias tanto da OAB quanto da Defensoria Pública já desenvolvem esse trabalho, algo que vamos aperfeiçoar nós vamos continuar com mais firmeza e com mais objetividade esse trabalho”, afirmou.

Além da DCPE, a OAB possui uma iniciativa de diálogo com as ouvidorias de outros órgãos da sociedade civil, denominada “Ouvidoria Itinerante”, saiba mais sobre neste link.

*Com informações da Defensoria Pública do Estado do Ceará, clique aqui e tenha acesso à matéria na íntegra.