Visando o fortalecimento de iniciativas positivas de mediação de conflitos, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), por meio da Comissão Especial de Mediação e Conciliação, assinou, nesta quinta-feira (23), o Termo de Cooperação Técnica com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (CEMGEC).

O objetivo do acordo é o fomento da cultura de paz por uma sociedade mais justa, harmônica e pacífica na formulação e implementação de ações conjuntas, de cunho educativo e preventivo, como cursos, seminários e palestras pertinentes às temáticas desenvolvidas por ambas as entidades.

“Esse Termo de Cooperação que a gente faz com a Assembleia, através do seu Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, é de suma importância, uma vez que nós temos índices gravíssimos no nosso Estado de criminalidade, por exemplo,por conta de brigas de vizinhos, que poderiam ser evitadas se a gente contasse com ações, com centros de mediação, porque a própria população, a partir do momento que ela conhece a mediação, é empoderada para resolver o próprio conflito em que ela está inserida”, explicou a presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação, Adhara Camilo, que representou a Ordem na assinatura do acordo.

Para o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), essa parceria é importante para auxiliar a população cearense na resolução de conflitos. “Ganha a Justiça e ganha a sociedade com a solução mais rápida e simples dos litígios. O Parlamento Estadual estará, juntamente com a OAB, fazendo um trabalho de gestão e mediação de conflitos, um trabalho preventivo. E, para isso, é importante nós termos esse reconhecimento do que a Assembleia está fazendo, através desse núcleo de mediação e gestão de conflitos, de estarmos expandindo e ampliando os nossos trabalhos”, afirmou.

“O intuito é promover cada vez mais a cultura de paz e o fortalecimento das boas práticas, porque percebemos que a violência no mundo hoje tem crescido cada vez mais. Então, nós precisamos ter atitudes não só do Poder Legislativo, mas também do Poder Executivo e do Poder Judiciário, a fim de integrar e poder fortalecer essa batalha, porque, querendo ou não, é um desafio, de a gente levar a prevenção de conflitos, atividades, ações e temáticas que possam auxiliar os cidadãos cearenses”, disse a coordenadora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Alece, Raisa Lou Fagundes Pontes.