Na tarde desta quarta-feira, 20, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, aprovou o requerimento que solicita a transformação de Comissão Provisória em Permanente da Comissão de Promoção da Igualdade Social. “No Dia da Consciência Negra, estamos aprovando esse requerimento e tornando comissão definitiva na história da OAB Ceará. Essa decisão só valoriza os esforços que a Ordem vem fazendo em prol da luta contra o racismo”, afirmou.

A presidente da Comissão, Raquel Andrade, ressaltou que a decisão foi mais uma das ações afirmativas desenvolvidas pela Ordem Cearense. “Existe uma imensa desigualdade social entre pessoas negras e brancas no Brasil, fruto do regime escravocrata. Lembro do papel institucional da Ordem e a importância de ter uma comissão que promova um debate tão importante, disseminando o conhecimento e a capacitação no combate ao racismo”, complementou.

A conselheira estadual e relatora da criação da comissão, Christiane Leitão, agradeceu a gestão pelos esforços em prol da luta contra o racismo. “A criação da comissão reafirma o nosso compromisso com a sociedade e defendendo o direito à igualdade. Consideramos que esta deve ser uma bandeira permanente dentro da ordem”, ressaltou. O requerimento é de autoria do conselheiro federal da OAB, pela bancada do Ceará, Hélio Leitão, e  seguirá para a aprovação do Conselho Pleno durante a próxima sessão.