Na última segunda-feira (7), os Conselheiros do Conselho Jovem da OAB Ceará participaram de uma capacitação especial com o tema “Do Argumento à Aprovação”, voltada para orientações sobre protocolo de pautas, técnicas de oratória, regimento interno e estrutura organizacional.

A capacitação iniciou com a aula do professor Cícero Eduardo Ferreira, especialista em oratória, que apresentou técnicas para a argumentação de pautas no púlpito. Na sequência, o diretor para a Jovem Advocacia da ESA-CE, Eduardo Bezerra, apresentou orientações sobre como peticionar e protocolar pautas. E, para encerrar a capacitação, o Conselheiro Jovem, Felipe Marquezan, falou sobre os principais pontos do regimento interno do Conselho Jovem.

Para a presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, a capacitação e os temas abordados são essenciais para preparar os conselheiros para a nova gestão. “Este é um momento importante para a integração de todos os membros do Conselho e, mais do que isso, de capacitação focada para a excelência na atuação dos conselheiros jovens da OAB-CE. O Conselho é essencial para o fortalecimento da jovem advocacia e acredito que, juntos, realizaremos grandes ações e conquistas para a classe”, ressaltou.

Esta foi a primeira vez que o Conselho Jovem realizou uma capacitação, certificada pela Escola Superior de Advocacia do Ceará, e com temas essenciais para orientar os conselheiros para uma gestão participativa e técnica.

O diretor institucional do Conselho OAB Jovem, Eric Freire, destacou o compromisso com uma gestão preparada, participativa e técnica. “Esse é um momento histórico. Os temas abordados nesta capacitação são ferramentas-chave para o bom funcionamento do Conselho. Queremos que cada conselheiro saiba como transformar boas ideias em propostas concretas, bem apresentadas e viáveis, com base no diálogo, na técnica e no respeito às normas da instituição. Esse foi um momento muito importante porque marcou o início da gestão com foco em formação e resultado”, destacou.

A mesa de abertura foi composta pelo diretor adjunto para a jovem advocacia da OAB-CE, João Ítalo Pompeu, os diretores da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Cássio Pacheco (presidente), Francisca Castelo Branco (vice-presidente), João Paulo Martins (diretor suplente), o diretor institucional do Conselho OAB Jovem, Eric Freire, e os palestrantes Eduardo Bezerra, Cícero Eduardo e Felipe Marquesan.