Gestores da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) participaram de reunião com representantes da Cátedra Reitor Antônio Martins Filho, fruto da parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Mucuripe de Liderança e Desenvolvimento (IMLD). O encontro teve como pauta a participação da OAB-CE e da ESA-CE no programa Bolsa Reitoral de Liderança, da UFC.
A iniciativa foi proposta em reunião, realizada na terça-feira (15), na qual foi apresentada a “Residência em Liderança”, uma das metodologias do programa que tem como objetivo proporcionar a estudantes, com destaque na graduação, uma imersão formativa e acadêmica que irá conectá-los ao cotidiano de gestores e tomadores de decisão em grandes instituições do estado. Cada bolsista é acompanhado por lideranças consolidadas, que atuam ativamente na orientação vocacional, no planejamento de carreira e na inserção qualificada dos estudantes em circuitos reais de decisão.
Expressando entusiasmo com o projeto, a presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, afirmou que os estudantes serão bem recebidos na Ordem e garantiu que os residentes serão inseridos em pautas estratégicas, divididas entre a atuação na presidência da instituição e na ESA-CE, atendendo à alta demanda de pautas das entidades. “A OAB possui experiência no acolhimento de jovens em diversas áreas e está pronta para contribuir no desenvolvimento da nova geração de lideranças jurídicas”, destacou a gestora.
Para o presidente do IMLD, João Bosco Ribeiro, ao colocar os alunos de Direito no centro de onde se discutem as pautas fundamentais do sistema de justiça, a OAB-CE atuará como um laboratório vivo. “A experiência busca garantir que os futuros juristas não apenas dominem as leis, mas compreendam a responsabilidade social, o valor da diplomacia institucional e o papel da liderança na transformação do país”, afirmou o gestor.
“Muito importante para a Escola integrar essa rede de instituições inseridas no programa que foca, sobretudo, no desenvolvimento de competências de gestão. Sem dúvidas, é uma excelente oportunidade para os futuros advogados e advogadas, que por meio de uma imersão prática supervisionada, acompanharão a atuação das nossas principais lideranças”, enfatizou o presidente da ESA-CE e conselheiro suplente do Conselho Universitário da UFC (Consuni), Raphael Castelo Branco.
O programa não constitui vínculo empregatício ou estágio convencional. A carga horária poderá ser de 11h semanais, pelo período de três meses, ou de até 6h por semana, em 6 meses, com atividades voltadas para o acompanhamento de processos decisórios e sessões de mentoria.
Ao concluir o programa, os bolsistas passam a integrar a Rede Farol, uma comunidade de jovens líderes e lideranças consolidadas comprometidas com a formação contínua, a cooperação institucional e a construção de projetos de impacto público.
A reunião, realizada na sede da OAB-CE, também contou com a participação da secretária-geral da ESA-CE e conselheira titular do Consuni, Ana Paula Araújo de Holanda; da diretora acadêmica e diretor de pós-graduação da Escola, Vanessa Oliveira e Reginaldo Vilar, respectivamente; e do presidente da Comissão de Juventude da OAB-CE e vice-presidente do IMLD, Hiago Marques.