O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, e a procuradora jurídica da instituição, Patrícia Vieira Sena, enviaram ofício ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Luiz Gerardo de Pontes Brígido, solicitando uma nova classificação da Comarca do Crato.

Atualmente, a Comarca é classificada em Entrância Intermediária e a OAB-CE solicita que esta seja classificada em Entrância Final. A implementação da reclassificação da referida entrância importará, sem dúvida, em mais um avanço na aproximação dos jurisdicionados com o Poder Judiciário.

Conforme a OAB-CE, é notória a importância da cidade do Crato, uma vez que registrou-se aumento no número de advogados nos últimos anos, com um total de 522 advogados, o que representa uma diferença de apenas 274 advogados quando comparada com a cidade de Juazeiro do Norte, que possui 796 advogados. Além disso, Juazeiro do Norte já se encontra classificada em Entrância Final, diferente do Crato, que ainda está classificada como Entrância Intermediária.