FTem início na noite desta quarta-feira (7), a partir das 17h30, a Conferência Estadual da OAB.  O evento será realizado no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, do prédio anexo da Assembleia Legislativa, e prossegue até a próxima sexta-feira (9). A conferência é organizada pelo secretário geral da OAB-CE, Jardson Cruz.

Sob o tema “Direitos Humanos: uma nova cidadania”, a conferência da OAB promoverá debate sobre diversos aspectos relacionados com os Direitos Humanos, como saúde, educação, mídia, segurança, política, trabalho e sistema penitenciário.

Na noite de abertura, haverá palestra magna a ser proferida pelo presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, seguido de apresentação artística do Coral da OAB e a Camerata da Unifor, às 19h. A partir de sexta-feira (8), tem-se início a programação de debates. Os painéis serão expostos por especialistas em cada uma das áreas temáticas da conferência. Pela manhã, Odorico Monteiro falará sobre Direitos Humanos e Saúde, Celecina Veras Sales discorrerá sobre Direitos Humanos e Educação, e José Antônio Parente da Silva sobre Direitos Humanos e Trabalho. À tarde, será a vez de Adísia Sá falar sobre Direitos Humanos e Comunicação e de Cid carvalho abordar Direitos Humanos e Política.

No dia 9, a Conferência terá mais três palestras. Amélia Soares Rocha falará sobre Direitos Humanos e Segurança Pública, César Barros leal abordará Direitos Humanos, Justiça e Sistema Penitenciário, cabendo a Airton Barreto encerrar a jornada com o tema “A Sociedade que Queremos”.

No último dia, haverá a entrega da Medalha Dragão do Mar de Direitos Humanos a nove personalidades e instituições que atuam na promoção e defesa dos Direitos Humanos no Ceará. A comenda foi instituída durante a sessão extraordinária do Conselho Seccional, realizada na tarde desta terça feira (6). A escolha será feita em três categorias: personalidades, organizações e ações e experiências. Nesta primeira edição, os nomes de oito dos agraciados foram apresentados ao Conselho Seccional pela Comissão de Direitos Humanos e o nono homenageado surgiu do próprio Conselho.

São os seguintes os primeiros distinguidos com a Medalha: ex-prefeita de Fortaleza, socióloga Maria Luiza Fontenele; vereador presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, advogado João Alfredo Telles Melo; ex- secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, médico Odorico Andrade Monteiro; coordenadora da Associação Missão Tremembé, Maria Amélia; fundador da Comissão de Direitos Humanos do Pirambu e do Movimento Emaús em Fortaleza, advogado Airton Barreto; Bispo Emérito de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson da Cruz; pastor evangélico fundador do projeto Desafio Jovem, médico Silas  Monguba; a ativista do movimento de mulheres, bio-farmacêutica Maria da Penha; idealizadores do projeto Organizar para Conhecer, Enfrentar e Resolver: Abrigo não é Família, defensores públicos Julliana Nogueira e Tibério Augusto Lima.